Após episódio, a produção teve que passar por mudanças urgentes
Fabio Previdelli Publicado em 22/01/2022, às 10h00 - Atualizado em 02/02/2022, às 15h00
Um dos grandes clássicos de comédia dos anos 2000, o filme 'Vovó… Zona' sempre atrai os telespectadores quando é exibido na televisão. Com um humor contagiante, é praticamente impossível não assistir o longa pelo menos uma vez ao ano.
Dirigido por Raja Gosnell, com roteiro assinado por Darryl Quarles e Don Rhymer, o longa conta a história do agente do FBI Malcolm Turner (Martin Lawrence) que assume a identidade de uma senhora de idade para prender um criminoso.
Apesar das críticas que recebeu, o longa arrecadou 117 milhões de dólares quando foi lançado, em 2000. Seu sucesso financeiro fez com que outros dois filmes da franquia fossem produzidos: 'Vovó... Zona 2' (2006) e 'Vovó... Zona 3: Tal Pai, Tal Filho' (2011).
No terceiro filme, inclusive, os fãs da saga foram apresentados a mais um personagem cômico do universo: o jovem Trent (Brandon T. Jackson), filho do protagonista. No longa, as caracterizações dos atores surpreenderam mais uma vez.
Porém, o que poucos sabem é que a franquia passou por grandes riscos, já que o primeiro filme quase terminou em tragédia. Acontece que, nas gravações, o ator Martin Lawrence chegou, inclusive, a ficar em coma durante três dias. Mas o que aconteceu?
Para fazer o papel de um agente do FBI que assume a identidade de uma senhora acima do peso — e aparentemente inofensiva —, o ator Martin Lawrence teve que passar por uma grande transformação.
Segundo explica matéria publicada pela Revista Monet, o responsável pela metamorfose do ator foi o design Greg Cannom, que venceu o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados em quatro ocasiões, pelos filmes 'Drácula de Bram Stoker' (1992), 'Uma Babá Quase Perfeita' (1993), 'O Curioso Caso de Benjamin Button' (2009) e ‘Vice’ (2019).
Além do trabalho com a maquiagem, Cannom também desenvolveu a prótese usada por Lawrence. Apesar da experiência parecida com Robin Williams no longa de 1993, a caracterização de Martin foi um pouco mais complexa, visto que o personagem precisaria entregar movimentos mais ousados.
Em uma das cenas, para se ter ideia, a Vovó… Zona, uma senhora de 115 quilos, joga uma partida de basquete sem complicações. Porém, se o resultado final das filmagens preencheram as expectativas do diretor, o mesmo não se pode dizer de Martin.
Por conta de tamanho esforço físico, aliado às altas temperaturas que o figurino de Vovó… Zona alcançava, visto que a fantasia não tinha nenhuma forma de expelir o calor de cerca de 38º graus, Martin Lawrence acabou entrando em colapso durante a cena.
A situação foi tão grave, segundo o portal do Yahoo, que o ator ficou três dias internado, em coma. As gravações só foram retomadas após Martin Lawrence sair do hospital.
Além do mais, Greg Cannom e sua equipe tiveram que desenvolver dutos de resfriamento para a roupa, onde água fresca era injetada para refrescar o corpo de Lawrence nas cenas em que um maior vigor físico era exigido.
Como o trabalho para colocar as próteses em Martin levava horas — nunca menos que duas —, nos intervalos das gravações, o ator dispunha de uma tenda equipada com ar-condicionado, onde ele se refrescava durante os intervalos das filmagens.
Outro fator que mudou após o incidente foi o material de que a fantasia era feita, que passou a ser composta por mais silicone e latéx. Além de reduzir o peso da Vovó… Zona, a nova composição também deixava os movimentos de Lawrence mais naturais.
Ainda Estou Aqui: Entenda por que o filme é tão importante para o Brasil
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?