Cena da série "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" - Divulgação/Netflix
Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Cena da série, que parece ficção, aconteceu na vida real

Em Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais, a Netflix mistura fato e ficção ao retratar um dos casos mais chocantes dos EUA

Thiago Lincolins Publicado em 24/09/2024, às 20h00 - Atualizado às 20h47

Misturando fato e ficção, a segunda temporada da antologia "Monstro" na Netflix já é um sucesso ao redor do mundo. Nos novos episódios, a produção relembra os chocantes assassinatos de José e Kitty Menendez, executados pelos próprios filhos, Lyle e Erik.

Além de reviver a noite brutal, as investigações e condenações dos irmãos, a nova temporada se destaca ao apresentar os dois lados de uma mesma história.

De um lado, a acusação alegava que os irmãos foram motivados pela fortuna da família. Do outro, a defesa afirmou que, na verdade, os irmãos foram abusados pelos pais durante anos.

Erik e Lyle Menendez - Arquivo pessoal

 

Ainda assim, a série mistura fato e ficção, fazendo com que muitos se questionem se algumas cenas aconteceram, de fato, na vida real. Um desses momentos acontece já nos momentos finais.

Alerta spoiler!

No último episódio, os assinantes da Netflix acompanham o resultado do segundo julgamento dos irmãos, quando um júri decidiria seus destinos. Em uma cena que mais parece ficção, um acalorado debate ganha vida entre duras mulheres juradas. 

Fora de controle, a jurada Leigh argumenta que os irmãos teriam inventado as chocantes acusações de abuso contra os pais, o que justificaria a pena de morte para ambos.

No ápice da discussão, a mulher sofre o que parece ser um ataque cardíaco e cai no chão. Como resultado, ela é substituída por outro membro do júri. Assim, fica a dúvida este incidente realmente ocorreu ou foi uma licença poética da produção?

Na vida real, após as considerações finais dos irmãos, o júri se reuniu para deliberar sobre o veredito. 14 dias após o início das discussões, o juiz substituiu duas juradas do caso: uma delas entrou em trabalho de parto prematuro e a outra sofreu um ataque cardíaco. O segundo caso é exatamente como vemos na série.

A jurada em questão - Divulgação/Netflix

 

Apesar de não haver confirmação explícita na tela de que Leigh sofreu um ataque cardíaco, essa é a interpretação sugerida.

Diferenças

Há algumas diferenças notáveis entre a ficção e a realidade. Na vida real, as mulheres foram substituídas por um jurado homem e uma jurada mulher.

Na série, no entanto, essas substituições ocorreram durante a fase de decisão da sentença, e não na deliberação sobre a culpa dos Menendez. 

Todos os episódios de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" já podem ser conferidos no catálogo da plataforma de streaming Netflix.

Crime assassinato polêmica cena netflix série produção Streaming detalhe True crime irmãos Menendez

Leia também

Obsessed: Existe uma briga por trás do hit de Mariah Carey?


Da infância ao desaparecimento: Veja 5 fatos sobre a vida de Agatha Christie


Irmãos Menendez: Como é a vida de Lyle e Erik na cadeia?


Irmãos Menendez: Existem atualizações sobre o caso de Lyle e Erik?


Veja 5 filmes que foram censurados pela ditadura militar


5 filmes que você não sabia que são inspirados em Shakespeare