Augusto Pinochet, general do exército e ditador do Chile de 1973 a 1990 - Getty Images
Personagem

De Marechal Deodoro a Pinochet: Os 10 maiores vira-casacas da História

Ao mudarem de lado, eles mudaram o percurso dos acontecimentos históricos

Redação Publicado em 09/11/2019, às 08h00

A maior parte dessa lista não é flor que se cheire. Mas lembremos que trair pode ser uma virtude: o que dizer de Claus von Stauffenberg e seus parceiros, que tentaram dar cabo a Adolf Hitler e só não estão na lista porque não conseguiram?

Confira aqueles que, ao virarem casaca, viraram o rumo da História.

10. James Joseph Dresnok

Crédito: Divulgação

 

A quem traiu: os EUA

Quando: 1962

Servindo na Zona Desmilitarizada da Coreia, ouviu notícias de que sua mulher o estava traindo, ao mesmo tempo em que era acusado de forjar documentos. Decidiu mudar de lado, atravessou um campo minado e se juntou aos norte-coreanos. Com eles, faria filmes de propaganda, interpretando vilões americanos. E chegaria a torturar compatriotas.

9. Augusto Pinochet

Caption

 

A quem traiu: Salvador Allende

Quando: 1973

Allende, primeiro presidente assumidamente marxista eleito na América Latina, governou por quase três anos em meio a um turbilhão político. Quando, nessa situação, o general Carlos Prats renunciou ao cargo de Comandante do Exército, ele próprio nomeou Pinochet. Até o dia do golpe, o general e futuro ditador dizia ao presidente que estava tudo em ordem. Não estava.

8. Christiaan Snouck Hurgronje

Crédito: Wikimedia Commons

 

A quem traiu: o mundo islâmico

Quando: 1898

O antropólogo holandês fingiu ter se convertido ao Islã para poder ir a Meca e relatar aos europeus o que vira. Depois, voltou sua atenção aos islâmicos da Ásia, a quem os holandeses buscavam conquistar. Em 1898, tornou-se consultor do general J. B. van Heutsz durante a Guerra de Achém, contra os indonésios. Com sua ajuda, até 100 mil companheiros de fé foram massacrados.

7. Efialtes

Crédito: Reprodução

A quem traiu: a Grécia

Quando: 480 a.C.

Retratado como um monstro no filme 300, era no máximo um monstro moral. Ele mostrou aos persas um caminho secreto, permitindo que eles contornassem o desfiladeiro onde os espartanos – e um contingente muito maior de outros gregos – resistiam. No final das contas, ele só ajudaria a criar a lenda dos 300, que inflou o moral grego. E nunca foi pago. 

6. Marechal Deodoro

Caption

 

Quem traiu: D. Pedro II

Quando: 1889

Membro do Partido Conservador e amigo pessoal do imperador, dizia que estaria a seu lado até a sepultura. Mudou de ideia ao receber a notícia, falsa, de que havia uma ordem de prisão contra ele. E a verdadeira, de que um desafeto seu seria o novo primeiro-ministro. Aí o marechal bradou: “Viva a República!”

5. Mir Jafar

Encontro de Mir Jafar com o oficial britânico Robert Clive /  Crédito: Wikimedia Commons

A quem traiu: a Índia

Quando: 1757

Jafar era um dos oficiais do nababo (governador local) de Bengala, parte do Império Mogol. A Companhia das Índias Orientais o convenceu de que ele poderia ser o próximo nababo caso se juntasse a eles. Assim, na Batalha de Plassey, as forças sob seu comando não fizeram nada. A derrota – e a instalação de Jafar como uma marionete – marca o início do domínio britânico na Índia.

4. David Greenglass

 Crédito: Wikimedia Commons

 

A quem traiu: os EUA e sua família

Quando: 1944-1950

Engenheiro envolvido no Projeto Manhattan, entregou segredos nucleares para sua irmã e seu cunhado, Ethel e Julius Rosenberg, que os repassaram aos soviéticos. Como os parentes, era apenas um entre muitos espiões atômicos. A razão de estar na lista é que seu depoimento levou os dois à cadeira elétrica. Traiu tanto o país quanto a família e pegou só oito anos de prisão.

3. Marco Júnio Bruto

 Crédito: Wikimedia Commons

 

A quem traiu: Júlio César

Quando: 44 a.C.

Mais de 2 milênios depois, seu nome ainda é adjetivo para violência injustificada. Mas ele e outros 60 senadores viam muita justificativa no que fizeram: matar o homem que estava matando a República. De nada adiantou: o assassinato só acirrou ainda mais a crise política, e os aliados de César venceriam transformando Roma em uma monarquia.

2. Malinche

 Crédito: Wikimedia Commons

A quem traiu: os Astecas

Quando: 1519

Sejamos justos: não foi exatamente uma escolha. Malinalli era uma escrava nahua (asteca) entre os maias, dada de presente a Hernan Cortéz em 1519. Servindo de intérprete e amante do conquistador espanhol, seria uma peça fundamental na destruição do Império Asteca. No México, seu nome hoje é sinônimo de “entreguista”.

1. Judas Iscariotes

 Crédito: Wikimedia Commons

 

A quem traiu: Jesus Cristo

Quando: 33

É o personagem mais odiado do cristianismo, mas há que se fazer uma pergunta incômoda: existiria cristianismo sem seu beijo que levou à crucificação? É difícil imaginar como. Alguns evangelhos apócrifos chegaram até mesmo a dizer que havia um acordo entre os dois, para que Jesus cumprisse seu trágico destino.


Saiba mais sobre os nomes citados na lista 

Augusto Pinochet: The Life and Legacy of Chile’s Controversial Dictator, Charles River Editors, 2016 -  https://amzn.to/36Mc4ws

Judas Iscariotes e Outras Histórias, Leonid Andreiév, Aurora F. Bermardini, 2004 - https://amzn.to/34S7dbt

Malinche, Laura Esquiavel, 2007 - https://amzn.to/2qESHEP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Brasil Estados Unidos Índia Grécia Marco Júnio Bruto Efialtes Augusto Pinochet James Joseph Dresnok Marechal Deodoro David Greenglass Mir Jafar traidores Christiaan Snouck Hurgronje Judas Iscariotes personagens Malinche

Leia também

Dia do Teatro: Os Impactos do capitalismo na cultura e sociedade do século 21


Irmãos Menendez: Como os familiares de Lyle e Erik enxergam o caso?


Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos