Caroline Matilde, que tornou-se rainha aos 15 anos de idade - Wikipedia Commons
Personagem

O casamento insano da soberana britânica Caroline Matilde e Christian VII da Dinamarca

Tornar-se monarca por meio do matrimônio, aos 15 anos de idade, resultou em vida de infelicidade

Vanessa Centamori Publicado em 05/03/2020, às 08h00 - Atualizado às 09h00

Quando tinha apenas 15 anos de idade, a até então princesa Caroline Matilde, da Grã Bretanha, se casou com o Rei Christian VII, em um compromisso nada mais do que político para tornar-se rainha.

O acordo foi tão pouco afetuoso que foi consagrado por procuração - e a moça que era alteza real nem se quer esteve presente na cerimônia. Para representá-la, foi em seu lugar o irmão, Duque de York. 

Matilda chorou muito enquanto a ocasião ocorria à distância e seu outro irmão, chamado de príncipe William, teria quase desmaiado. Um segundo casamento, dessa vez presencial, para oficializar de vez a união da monarca com Christian VII, aconteceu só depois de um pouco mais de um mês, no dia 8 de novembro de 1766, em Copenhage, atual capital da Dinamarca. 

Como resultado, a princesa tornou-se rainha da nação, mas infelizmente não encontrou nenhum tipo de felicidade matrimonial. O seu cônjuge,Christian VII, sofria de distúrbios mentais severos que acabaram desgastando não só o casamento, como afastando os laços de Caroline Matilda com os demais membros da corte real.

Christian VII tinha vícios sexuais extremos e sofria com episódios de paranoia e mudanças de humor repentinas. Matilda logo descobriu que parte do comportamento do seu marido incluía se masturbar no banheiro com um retrato feito dela. 

Não por acaso, o Rei havia adquirido gosto por prostitutas, licor e más companhias desde muito novo. Durante à noite, ele andava com seus amigos pelas ruas de Copenhage destruindo lojas e bordéis. 

O Rei Christian VII em pintura do século XVIII/ Crédito: Wikipedia Commons 

 

O monarca também tinha uma enorme fascinação por execuções públicas - ele chegou a assistir dezenas delas. Mesmo com essas tendências sadomasoquistas visíveis, a população fora dos círculos da realeza nunca imaginou por quase 40 anos que o rei pudesse ser lunático ( muitos pensavam que na verdade ele era mantido como prisioneiro ou estava sendo maltratado). 

Não bastasse as loucuras do rei, o casamento entre Caroline Matilde e Christian VII sofreu bem mais quando um terceiro elemento entrou em cena. Um triângulo amoroso começou quando a rainha quis cuidar da saúde e conheceu o médico alemão Johann Friedrich Struensee. Um affair se iniciou entre o doutor e Matilde, em 1771. 

Devido ao adultério, a vida da monarca virou de ponta cabeça. No outono dinamarquês do próximo ano ela foi presa pela traição amorosa. Seu casamento com Christian VII foi desfeito e Matilde foi deportada, tendo que passar os últimos dias de sua vida em um castelo em Celle, na Alemanha.


++Saiba mais sobre o casamento de Caroline Matilde e Christian VII através das obras abaixo

A Queen of Tears, Caroline Matilde, Queen of Denmark and Norway and Princess of Great Britain and Ireland Volume 2, de Wilkins William Henry (1831) - https://amzn.to/3cscv1X

Christian VII.: Ein Narr auf dem Thron von Dänemark ( versão alemã, 2019) - https://amzn.to/32QG7Bo

O amante da rainha ( 2012) Prime Video, Dirigido por Nikolaj Arcel 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Casamento Dinamarca monarquia realeza Caroline Matilde Christian VII

Leia também

12 de setembro de 1940: Pinturas rupestres são descobertas na Gruta de Lascaux


Bandida - A Número 1: A mulher que inspirou o filme foi vendida pela avó?


Irmão Menendez: Veja o que aconteceu com a casa que foi palco do crime


Relembre 10 brigas mais quentes entre políticos na TV


Titanic 2: Continuação do filme só existiu no Brasil


Bandida - A Número 1: Veja os relatos da mulher que inspirou o filme