Nesta semana, chegou à Netflix o live-action de 'Golden Kamuy'; história é inspirada em eventos e personagens reais? Entenda!
Éric Moreira Publicado em 23/05/2024, às 18h00
Nesta semana, chegou à Netflix um filme que chama a atenção dos assinantes: 'Golden Kamuy'. Inspirado no mangá de mesmo nome, de Satoru Noda, o longa atualmente é o terceiro mais assistido pelos brasileiros na plataforma.
Em sua trama, acompanhamos Saichi Sugimoto, um veterano da Guerra Russo-Japonesa, e a jovem Asirpa, uma indígena Ainu, enquanto embarcam em uma busca perigosa pelo ouro secreto dos Ainu, que promete riquezas inimagináveis àqueles que o encontrarem.
Juntos, enfrentam uma jornada que os força a enfrentar não só outros adversários atrás do tesouro, como também as duas condições do norte do Japão nesse contexto histórico.
Esta adaptação em live-action, dirigida por Shigeaki Kumo, é baseada no mangá criado por Satoru Noda, que já vendeu mais de 24 milhões de cópias e já recebeu também uma versão animada. O filme estreou primeiro nos cinemas do Japão, em janeiro deste ano, e só agora chegou à Netflix, disponível com legendas e até mesmo dublagem em português.
Assistir um contexto, cenários e figuras tão específicas e inseridas em um período histórico tão conturbado do Japão nos faz pensar: será que 'Golden Kamuy' é inspirado em uma história real? Podemos adiantar que não, entretanto, alguns de seus personagens e acontecimentos se baseiam na realidade.
Um exemplo, conforme o site Ready Seady Cut, é que a própria batalha que abre o longa, a Guerra Russo-Japonesa, realmente ocorreu e é marcada como um dos eventos mais brutais da história do Japão, ocorrida entre 1904 e 1905. O conflito foi resultado de tensões crescentes entre os países pela disputa territorial da Manchúria, Lüshunkou e Coreia.
+ As principais guerras da Rússia até a queda do Muro de Berlim;
Além da questão política, também possui destaque na obra a tribo indígena japonesa, os Ainu.
Sobre os personagens, os protagonistas Saichi Sugimoto (interpretado por Kento Yamazaki) e Asirpa (Anna Yamada) são bem ficcionalizados para que a narrativa seja apresentada com maior fluidez para a trama. Porém, mesmo que uma série de imprecisões históricas os rodeiem, eles são reflexos de histórias que realmente aconteciam na época.
Porém, outros personagens são inspirados em pessoas reais específicas. Um exemplo é Sofia Golden Hand, que foi baseada em Sofia Ivanovna Blyuvshtein, também conhecida como "Sonya Golden Hand", uma vigarista e rebelde russa que cometeu roubos cuidadosamente planejados durante o Império Russo.
O revolucionário Kiroranke também parece ser inspirado em duas pessoas reais bem interessantes da época: Nikolai Rysakov e Andrei Zhelyabov, dois revolucionários russos. O primeiro até mesmo participou do assassinato do czar Alexandre II da Rússia.
+ Revolução Russa e Lenin: Por dentro da revolução que mudou a História
Takamori Saigou e Shinpachi Nagakura também são baseados em guerreiros samurais da época. No entanto, vale enfatizar que a história mostrada no longa é resultado da ficção.
Ainda Estou Aqui: Entenda por que o filme é tão importante para o Brasil
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?