Denzel Washington (à esqu.) e a estatueta do Oscar (à dir.) - Divulgação e Getty Images
Gladiador 2

Gladiador 2 pode ajudar Denzel Washington a fazer história no Oscar

Com lançamento marcada para o próximo dia 14, o filme Gladiador 2 pode fazer Denzel Washington conquistar sua décima indicação; entenda

Thiago Lincolins Publicado em 04/11/2024, às 21h14

Com próximo trabalho perto de estrear nos cinemas, Denzel Washington desponta como uma figura central na temporada de premiações com "Gladiador 2", longa-metragem que poderia proporcionar ao ator um marco no Oscar, caso seja indicado.

O sucesso do primeiro "Gladiador" nas cerimônias do Oscar gerou expectativas para que a sequência dirigida por Ridley Scott também seja reconhecida pela premiação de renome. A participação de Denzel Washington no elenco aumentou significativamente as chances de reconhecimento, dado seu histórico impressionante de indicações ao Oscar.

Desde sua primeira indicação em 1988 até a mais recente em 2022, Washington sempre se destacou. Atualmente, ele é o ator negro com maior número de nomeações na premiação.

Em "Gladiador 2", seu papel como Macrinus promete chamar atenção dos espectadores. Embora a confirmação ainda esteja distante, Washington poderia atingir um feito marcante em sua carreira.

As indicações

Até o momento, o astro acumulou nove indicações ao longo de 36 anos, sendo considerado um dos maiores atores de sua geração. Ele recebeu suas duas primeiras indicações como Melhor Ator Coadjuvante por "Um Grito de Liberdade" em 1988 e "Tempo de Glória" em 1990, vencendo por este último. Posteriormente, foi indicado sete vezes como Melhor Ator. 

Denzel Washington em 'Gladiador 2' - Divulgação

 

Além disso, ele também foi indicado como produtor pelo filme "Um Limite Entre Nós" após sua nomeação para Melhor Filme. Já em 2002, o ator venceu a categoria principal de "Melhor Ator" pelo filme "Dia de Treinamento".

Caso consiga a indicação pelo filme "Gladiador 2", Denzel se tornaria o primeiro ator masculino a atingir dez indicações desde Jack Nicholson em 1993. Nicholson detém o recorde entre os homens com 12 indicações, seguido por Laurence Olivier, com dez.

Histórico

No total, apenas cinco artistas superaram a marca das dez indicações: Jack Nicholson, Laurence Olivier, Meryl Streep, Katharine Hepburn e Bette Davis. Streep foi a última a alcançar essa marca, em 1996.

Uma vitória no Oscar por "Gladiador 2" colocaria Denzel em um seleto grupo de atores com três estatuetas: Ingrid Bergman, Daniel Day-Lewis, Frances McDormand e Walter Brennan fazem parte desse clube ao lado de Nicholson, Streep e Hepburn.

Se isso ocorrer, ele será o quarto ator com dez ou mais indicações e três ou mais vitórias. No entanto, seria o único desse grupo a ter a maioria das vitórias na categoria coadjuvante, diferenciando-se dos demais artistas.

Personagem Cinema filme Oscar premiação prêmio Gladiador 2 Denzel Washington

Leia também

Maníaco do Parque recebeu dinheiro por novo filme? Prime Video responde


Veja a última refeição de um crocodilo mumificado de 3.000 anos


Gladiador 2: Conheça a história de Lucius, protagonista do filme


Historiador explica significado de suástica em antigo tonel da Shell


Os bastidores do 'Parabéns a Você' que Marilyn Monroe cantou para JFK, segundo escritora


Afinal, como funcionam as eleições nos Estados Unidos?