Um estudo publicado no mês de maio na revista BiorXiv abordou o surgimento de novas variantes do vírus influenza durante a pandemia de Gripe Espanhola
Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/06/2021, às 10h00
Um grupo de cientistas, que publicou um estudo recentemente na revista BioRxviv, descobriu que o vírus responsável pela Gripe Espanhola sofreu inúmeras mutações na época da pandemia.
Conforme informou o site Canal Tech, a nova descoberta é importantíssima, já que pode explicar o motivo pelo qual as ondas que vieram após, foram piores que a primeira em alguns países, tanto na pandemia de 1918, quanto na de Covid-19, a qual enfrentamos atualmente.
O que possibilitou o estudo, segundo os cientistas, foi a análises de seis pulmões encontrados entre os anos de 1918 e 1919. Eles permaneceram conservados em formol até os presentes dias e ficaram armazenados em laboratórios de universidades da Alemanha e da Áustria.
Segundo a pesquisa, três desses órgãos foram infectados pelo vírus influenza. Dois deles pertenciam a soldados que morreram em Berlim, vítimas da primeira onda da pandemia, considerada a menos mortal de todas. Já o terceiro pertencia a uma jovem que faleceu em Munique durante uma onda posterior.
Os pesquisadores chegaram a essa conclusão a partir da extração do RNA viral presente nos pulmões. Com isso, foi possível reconstruir cerca de 60% a 90% do genoma viral.
Os cientistas perceberam que não havia diferenças genéticas significativas entre as amostras retiradas dos órgãos dos dois soldados. Porém, ao compararem-nas com o vírus que infectou a jovem, notaram a presença de uma mutação, que, muito provavelmente, teria surgido após a primeira onda.
Amostras de genomas do vírus obtidas no Alasca e em Nova York e datadas da segunda onda, também foram utilizadas durante a pesquisa. Assim, a equipe conseguiu realizar um estudo com réplicas de partes do vírus, o que possibilitou entender como variantes diferentes podem ter infectado a população.
De acordo com Sébastien Calvignac Spencer, biólogo e pesquisador do Instituto Robert Koch (RKI), em Berlim, as mutações que surgiram no período entre a primeira e a segunda ondas podem ter "aperfeiçoado" o vírus para que ele pudesse se espalhar entre os seres humanos. Foi assim que ele se distanciou das aves, que até então, eram seu principal hospedeiro.
Segundo o biólogo, "aquelas (infecções virais da Gripe Espanhola) na segunda onda parecem estar melhor adaptadas aos humanos".
Por isso, os cientistas chegaram à conclusão de que o vírus da Gripe Espanhola sofreu mutação para se tornar mais eficaz e superar as defesas celulares humanas contra a infecção.
Sendo um dos principais autores do estudo, Spencer expôs a seguinte questão que a ciência ainda busca entender: "Nós nos perguntamos se as novas variações se comportaram de maneira diferente ou não do original"
Além disso, conforme o especialista, podemos notar um processo de evolução semelhante no caso da pandemia da COVID-19. "É interessante fazer paralelos, por exemplo, o fato de haver várias ondas sucessivas é um padrão intrigante", declarou o pesquisador.
+Saiba mais sobre a gripe espanhola, por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
A bailarina da morte, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling (2020) - https://amzn.to/31QWLl5
A Grande Gripe. A História Da Gripe Espanhola, A Pandemia Mais Mortal De Todos Os Tempos, de John M. Barry (2020) - https://amzn.to/3czLxoz
A Gripe Espanhola: Os Dias Malditos, de João Paulo Martino (2017) - https://amzn.to/35WsZMS
Gripe Espanhola: A maior pandemia da história, de Editora O Curioso - https://amzn.to/2yXnEIT
A Pandemia de Gripe Espanhola de 1918 na "Metrópole do Café", de Leandro Carvalho Damacena Neto (2020) - https://amzn.to/2WQ64P6
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W
Ainda Estou Aqui: Entenda por que o filme é tão importante para o Brasil
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?