Ao longo de sua vida, ele viveu obstáculos causados por momentos do passado
Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 05/09/2021, às 09h18 - Atualizado em 05/06/2022, às 05h00
Nascido em 19 de fevereiro de 1913, na França, Dom Pedro Gastão era filho de Dom Pedro de Orleans e Bragança e Elizabeth Dobrezenicz. Tal fato poderia o tornar herdeiro direto da coroa, caso um dia a monarquia fosse restaurada no Brasil.
Ao longo de sua vida, o neto da princesa Isabel, se declarou como o legítimo herdeiro ao trono. Contudo, devido aos documentos assinados pelo seu pai, o fato seria impossível de acontecer.
Fruto da união de Dom Pedro de Orleans e Bragança e Elizabeth Dobrezenicz, Dom Pedro Gastão nasceu no dia 19 de fevereiro de 1913, na França, durante a vigência do banimento da família imperial brasileira.
O garoto veio ao mundo no Castelo d'Eu, uma propriedade pertencente aos seus avós paternos: a última princesa imperial do Brasil, Isabel e o príncipe Gastão de Orléans, mais conhecido como o Conde d'Eu.
Após concluir seus estudos na Europa, o rapaz casou-se com a princesa espanhola Maria de la Esperanza de Bourbon, em 1944. Mais tarde, ele e sua família se estabeleceram na cidade de Petrópolis, no estado do Rio de Janeiro, tornando-se uma das figuras da família imperial mais conhecidas do país.
Conhecido popularmente como o "Príncipe de Petrópolis", Dom Pedro Gastão morou no Palácio do Grão-Pará — projetado pelo arquiteto da Casa Imperial Theodoro Marx.
Ao longo de sua vida, o neto da princesa Isabel dizia ser herdeiro legítimo do trono, caso um dia a monarquia fosse restaurada. Contudo, por causa de documentos assinados pelo Dom Pedro de Orleans e Bragança, isso seria impossível.
Em 1908, o primogênito de Isabel e do Conde d'Eu, casou-se com Elizabeth Dobrezenicz, em Versalhes, na França. Como a jovem não possuía título de nobreza, o então herdeiro teve que escolher entre o casamento ou a coroa.
Para Dom Pedro de Orleans e Bragança a escolha não foi tão difícil, já que a monarquia havia sido extinta no Brasil e a República havia sido instaurada. Portanto, o Príncipe do Grão Pará optou pela a amada.
Em decorrência da decisão do primogênito, o seu irmão, Dom Luis de Orleans e Bragança, se tornou o novo sucessor à coroa brasileira.
Contudo, Dom Pedro Gastão nunca aceitou tal circunstância. Ao longo de sua vida ele se auto declarava herdeiro legítimo do trono.
O neto da princesa Isabel veio a óbito em 27 de dezembro de 2007, aos 94 anos, sem nunca ter visto seu sonho da volta da monarquia ser realizado.
Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme
O Exorcista do Papa: O que aconteceu com o padre Gabriele Amorth?
Relação tempestuosa e vida reservada: Quem é Vivian Jenna Wilson, filha de Elon Musk
Confira 5 gladiadores que ficaram famosos no Império Romano
Anticítera: Relembre o estudo que desvendou a máquina engimática
Ainda Estou Aqui: Conheça a história real por trás do filme