Wagner Moura e Seu Jorge como 'Marighella' - Getty Images/Divulgação/O2 Filmes
Entretenimento

Wagner Moura fala sobre importância de ‘Marighella’: ‘Nós precisamos fazer esse enfrentamento contra o fascismo’

‘Marighella’ estreia na próxima quinta-feira, dia 4, nos cinemas de todo o Brasil

Isabela Barreiros Publicado em 02/11/2021, às 13h39

Wagner Moura, ator e diretor do filme “Marighella”, que conta a história do guerrilheiro inimigo Nº1 da ditadura militar, Carlos Marighella, falou sobre a importância do longa-metragem e das ameaças sofridas ao longo de sua produção.

As declarações foram feitas por Moura durante entrevista ao programa “Roda Vida” da TV Cultura, em que o diretor disse não ter medo “dessa gente” que ele descreveu como “fascista” e “covarde”.

"Eu não tenho medo dessa gente porque eles são covardes, dizem que vão lá ameaçar", disse o diretor, como repercutiu o UOL. 

"Acho que nós precisamos fazer esse enfrentamento contra o fascismo. Os ataques foram todos. A questão com a Ancine é uma clara censura. O 'Marighella' tinha sido contemplado com os fundos setorial para complementação da produção e não recebemos o dinheiro porque foi negado pela Ancine, no momento em que o Bolsonaro falava abertamente em filtragem na Ancine", continuou.

Wagner também fez menção a um episódio recente envolvendo o presidente da República, quando, no último final de semana, seguranças de Bolsonaro agrediram fisicamente jornalistas brasileiros, em Roma, na Itália. 

"Não pode esses caras chegarem em Roma e agredirem jornalistas dessa maneira, não pode darem permissão a essa militância covarde de fazer esse tipo de coisa, esse enfrentamento tem que ser uma coisa de todos nós", afirmou. 

O diretor de “Marighella” acrescentou ainda que está muito feliz que o filme "esteja sendo abraçado, que estejam vendo isso no filme, que o filme é um produto da cultura brasileira disposto ao enfrentamento".

"Marighela" estará nos cinemas de todo o Brasil na próxima quinta-feira, dia 4 de novembro. Dirigida por Wagner Moura, a produção é inspirada biografia escrita pelo jornalista Mário Magalhães "Marighella: O guerrilheiro que incendiou o mundo" (2012).

Para viver Marighella, contamos com Seu Jorge, mas no elenco ainda existem outros nomes de peso como Adriana Esteves e Bruno Gagliasso, que interpreta um dos torturadores da ditadura militar na trama.

Confira o trailer do filme a seguir!

Brasil História Cinema notícia Wagner Moura Marighella

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião