Fenômeno astronômico encanta observadores com Lua maior e mais brilhante; saiba quando serão as próximas Superluas
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/09/2024, às 17h00
O céu noturno tem sido palco de um espetáculo celestial único em 2024: as Superluas. Na noite de terça-feira, 17, tivemos a oportunidade de admirar uma Superlua acompanhada por um eclipse lunar parcial, um evento que deixou a Lua com um aspecto "mordido". Este fenômeno acontece quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre nosso satélite natural.
Mas a beleza ainda não acabou. Teremos mais duas Superluas para encantar nossos olhos este ano: em 17 de outubro e 15 de novembro. A Superlua de outubro promete ser a maior e mais brilhante de todas, pois, a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra.
As Superluas são eventos astronômicos que ocorrem quando a Lua cheia coincide com o perigeu, ou seja, o ponto mais próximo da Terra em sua órbita elíptica. Essa proximidade faz com que a Lua pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que quando está em seu ponto mais distante (apogeu).
Segundo a CNN, as Superluas não são eventos raros. Elas ocorrem de três a quatro vezes por ano, sempre de forma consecutiva. Isso acontece porque a órbita da Lua ao redor da Terra não é um círculo perfeito, mas sim um caminho elíptico.
Para apreciar melhor as Superluas, procure um local com pouca poluição luminosa e direcionado para o horizonte leste. Utilize binóculos ou telescópios para observar detalhes da superfície lunar. E, claro, não se esqueça de registrar este momento especial com fotos e vídeos.
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix
Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha
Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu
Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos
Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro