O Papa Francisco - Wikimedia Commons
Religião

Vaticano proíbe benção a união de casais homossexuais

“Deus não pode abençoar o pecado”, diz trecho de documento emitido pela Congregação para a Doutrina da Fé

Fabio Previdelli Publicado em 15/03/2021, às 13h00

Nesta segunda-feira, 15, o Vaticano publicou um documento anunciando que padres e outro ministros da Igreja Católica não podem abençoar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Além do mais, a nota diz que esses atos, se realizados, serão considerados ilícitos. “Deus não pode abençoar o pecado”, diz um trecho do comunicado. As informações são da Reuters.  

A afirmação veio em resposta a uma série de perguntas enviadas por diversas paróquias à Congregação para a Doutrina da Fé (CDF). Elas expressaram o desejo de conceder tal benção aos casais como uma espécie de ‘boas-vindas’ aos gays católicos. 

Porém, o retorno, que recebeu o aval do papa Francisco, foi desfavorável. Entretanto, o CDF reconheceu que o pedido foi "motivado por um desejo sincero de acolher e acompanhar os homossexuais", o que lhes ajudaria a crescer na fé.  

A Congregação afirma que a decisão “não se destina a ser uma fonte injusta de discriminação, mas sim um lembrete da verdade do rito litúrgico”. Uma nota da CDF diz que o casamento entre homem e mulher é uma consagração e as bençãos estão relacionadas ao sacramento do casamento, algo que não pode ser estendido a pessoas do mesmo sexo.  

“Por esse motivo, não é lícito dar bênção a relacionamentos, ou a parcerias estáveis, que envolvam atividade sexual fora do casamento (ou seja, fora da união indissolúvel de um homem e uma mulher, aberta em si mesma à transmissão da vida), como é o caso das uniões entre pessoas do mesmo sexo", diz parte do comunicado. 

A proibição da benção, no entanto, de acordo com o Vaticano, não é exclusiva a casais homoafetivos, mas também se estende a todos modelos de relacionamento ou exercício da sexualidade que não estejam de acordo com o ideal católico, dentro do matrimônio.  

Além do mais, o documento explica que a decisão permite que concessões possam ser feitas a “pessoas com inclinações homossexuais, que manifestem a vontade de viver em fidelidade aos desígnios revelados por Deus”. 

Religião notícias Vaticano Papa Francisco Comunicado casais homossexuais benção

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha