Imagem de praça localizada na USP - Divulgação
USP

USP: Mais de 200 professores se encontram em ranking que traz melhores cientistas do mundo

O ranking internacional foi divulgado por uma plataforma acadêmica no início do mês de junho

Redação Publicado em 25/07/2023, às 16h51

No início do último mês, um ranking internacional divulgado pela plataforma acadêmica "Researche.com" mostrou que mais de 200 professores da Universidade de São Paulo (USP) estão entre os considerados melhores cientistas do mundo.

Segundo a plataforma, a divulgação desses nomes tem como intenção fornecer uma ferramenta para que "toda a comunidade científica conheça quem são os principais especialistas em áreas específicas de estudo de diferentes países, ou mesmo dentro de instituições de pesquisa". 

Além disso, conforme repercutiu o portal de notícias do G1 com informações da agência Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cada pesquisador teve sua posição determinada no ranking com base no Discipline H-index (D-index), que leva em consideração a quantidade de citações para cada disciplina analisada e o número de artigos.

Outros detalhes do ranking

A instituição de ensino foi destacada no ranking com 32 professores na área de Química, seguido da área de Biologia e Bioquímica, com 28 pesquisadores. Em terceiro lugar, com 26 cientistas, ficou a área Ciência Animal e Veterinária.

Após a terceira área da USP posicionada no ranking, aparecem em sequência os ramos de Medicina, com 19 pesquisadores, Ciências Ambientais com 16, Neurociência com 14, Ecologia e Evolução com 13, Ciências da Terra, Imunologia e Agronomia, com 12.

Mundo USP pesquisadores Universidade de São Paulo ranking

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha