A agência especial da ONU afirma que a recomendação se deu, pois "eventos climáticos extremos ameaçam a integridade" da região
Redação Publicado em 31/07/2023, às 14h39
Nesta segunda-feira, 31, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) aconselhou que a cidade de Veneza seja incluída na relação de patrimônios em perigo. Em nota, a agência explicou a decisão:
O desenvolvimento continuado [de Veneza], os impactos da mudança climática e do turismo de massas ameaçam provocar alterações irreversíveis no valor universal excepcional [do patrimônio]”, advertiu a organização especial da ONU.
A proposta passará por uma votação entre os dias 10 e 15 de setembro, durante a conferência do Comitê do Patrimônio Mundial, em Riade, na Arábia Saudita. Conforme repercutido pelo UOL, sua aprovação depende dos votos dos Estados-membros da organização.
O órgão chama atenção para o “aumento do nível do mar” e demais “eventos climáticos extremos” em decorrência do aquecimento global, que “ameaçam a integridade” da região. A Unesco também afirma que essas adversidades são “antigas, mas urgentes” e que a “ausência de uma visão estratégica global comum” impossibilitou a sua resolução.
Ainda em seu comunicado, a agência explica que a expectativa é de que a presença da cidade italiana na lista de patrimônio ameaçados obtenha “um maior compromisso e uma maior mobilização dos atores locais, nacionais e internacionais”.
A cidade de Veneza, no norte da Itália, foi estabelecida no século 5 e inclui 118 pequenas ilhas. Procurada por turistas de todo o mundo, Veneza se tornou Patrimônio Mundial da Unesco em 1987 e estima-se que a mesma recebe diariamente dezenas de milhares de visitantes.
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião