- Reprodução
Civilizações

Cidade Perdida do Deus Macaco, em Honduras, revela tesouro biológico

O local que fora uma grande cidade, hoje abriga espécimes raras de animais e plantas

Joseane Pereira Publicado em 01/07/2019, às 08h00

Em 2012, ruínas de uma antiga cidade foram encontradas na floresta tropical de Mosquita, em Honduras. Conhecida como Cidade Branca ou Cidade Perdida do Deus Macaco, a região foi localizada com base em lendas seculares, e hoje em dia seus arredores contêm outro tesouro: uma biodiversidade dificilmente vista, que inclui espécimes extintas.

Biodiversidade Intacta

Em 2017, uma equipe de cientistas liderada pelo governo de Honduras e pelo Programa de Avaliação Rápida (RAP) da Conservation International Scientists, foi levada ao local para fazer um levantamento biológico de três semanas. A equipe identificou 183 espécies de plantas, 246 borboletas e mariposas, 198 aves, 22 anfíbios, 35 répteis, 13 peixes, 40 mamíferos pequenos e 30 de médio e grande porte.

Destas, uma espécie de peixe Poeciliid foi considerada nova para a ciência, e os cientistas acreditam que outros animais aquáticos sejam descobertos nas águas límpidas do local. Três dos animais localizados eram considerados extintos: o Morcego Pale-Faced, a serpente coral e uma espécie de besouro-tigre.

Das espécies observadas, 22 nunca haviam sido registradas em Honduras. A equipe também localizou uma próspera população de queixadas, capazes de suportar grande variedade de predadores. "Nossa equipe de cientistas ficou chocada com a descoberta da biodiversidade tremendamente rica, incluindo muitas espécies raras e ameaçadas", afirmou Trond Larsen, diretor do Programa de Avaliação Rápida. "A Cidade Branca é uma das poucas áreas remanescentes na América Central onde os processos ecológicos e evolutivos permanecem intactos".

Tanto as ruínas arqueológicas quanto as florestas tropicais da Cidade Branca são protegidas, sendo fonte para inúmeras pesquisas. O relatório completo da expedição pode ser visto no site da Conservation International.

arqueologia Cidade Branca biodiversidade Cidade Perdida do Deus Macaco

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha