O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump - Getty Images
Donald Trump

Trump revela se concorreria novamente caso perca a eleição para presidente

Trump, que tem 78 anos de idade, foi o candidato republicano nas últimas três eleições presidenciais americanas

Giovanna Gomes Publicado em 23/09/2024, às 12h00

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que não pretende concorrer novamente em 2028 caso seja derrotado na eleição de novembro. O empresário, atualmente com 78 anos, foi o candidato republicano nas últimas três eleições presidenciais, tendo remodelado o partido ao longo dos últimos oito anos.

Durante uma entrevista ao Sinclair Media Group, Trump foi questionado se consideraria uma nova candidatura caso perdesse para a atual vice-presidente, a democrata Kamala Harris. "Não, não vejo. Acho que seria isso aí", respondeu, segundo informações do portal BBC. "Eu não vejo de forma alguma."

A legislação americana proíbe que um presidente exerça mais de dois mandatos, consecutivos ou não. Portanto, se Trump vencer a eleição de 2024, ele estará impedido de concorrer novamente em 2028.

No passado

No passado, Trump raramente admitia a possibilidade de derrota, mantendo seus apoiadores sempre engajados com discursos e publicações nas redes sociais que prometiam vitória. No entanto, esta é a segunda vez em poucos dias que ele menciona a possibilidade de não vencer. Em um evento no Conselho Israelita-Americano, na quinta-feira, ele sugeriu que, se perdesse, parte da culpa seria dos eleitores judeus.

"Eles sabem que diabos estará acontecendo caso eu não vença esta eleição?", disse o candidato. "E o povo judeu teria muito a ver com isso, caso aconteça, porque com 40% de apoio a mim, significa que 60% estão votando no inimigo."

Essas declarações foram criticadas pela campanha de Kamala Harris e por organizações como o Comitê Judaico Americano e a Liga Antidifamação, que consideraram as palavras ofensivas.

EUA presidente Política republicano eleição Trump

Leia também

Irmãos Menendez: Após série, Netflix vai lançar documentário sobre Lyle e Erik


Zoológico na China atrai visitantes com cães pintados como pandas


Durante último ano letivo, escolas dos EUA baniram 10 mil livros


Gato perdido em Yellowstone andou mais de mil quilômetros tentando voltar para casa


Filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' é cotado para o Oscar por imprensa americana


Ex-técnico diz que 'tinha que proteger' atletas ‘jovens e loiras’ de Mohamed al-Fayed