Registro da igreja de São Francisco após acidente - Defesa Civil de Salvador
Registro da igreja de São Francisco após acidente - Defesa Civil de Salvador
Brasil

Teto da 'Igreja de Ouro' no centro histórico de Salvador desaba em acidente fatal

O acidente ocorreu por volta das 14h30 no templo franciscano; imagens feitas por testemunhas mostram os danos logo após o colapso

Redação Publicado em 05/02/2025, às 18h30

Uma turista de 26 anos faleceu e outras seis pessoas ficaram feridas após o desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, também conhecida como "igreja de ouro", na tarde desta quarta-feira, 5, no Centro Histórico de Salvador. A informação foi confirmada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).

O acidente ocorreu por volta das 14h30 no templo da Ordem Primeira de São Francisco. Imagens feitas por testemunhas mostram os danos logo após o colapso, com destroços, principalmente de madeira que revestia o telhado, cobrindo a área onde os fiéis costumam se reunir.

Imagens antes e depois do desabamento - Reprodução

 

A estrutura central da igreja cedeu. É possível que uma parte da cobertura tenha se rompido, e, com o peso do teto superior, a madeira desabou devido ao sobrepeso", explicou ao G1, Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.

Além da Defesa Civil, equipes policiais estão no local, e a área foi isolada pela Polícia Militar. O corpo da vítima foi retirado às 16h50 pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e será submetido à necropsia no Instituto Médico Legal (IML) da capital.

"Já realizamos uma varredura nas outras áreas e não encontramos mais vítimas", afirmou ao G1, o coronel Adson Marchesine, comandante do Corpo de Bombeiros.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro às vítimas, que sofreram ferimentos leves. A delegada Camila Albuquerque, da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur), informou à imprensa que a vítima fatal era natural de São Paulo, mas ainda não há detalhes sobre sua identidade ou das outras pessoas envolvidas.

Ela estava acompanhada do namorado e de um casal de amigos. Os homens não se feriram, pois estavam em outro local do complexo religioso, enquanto a amiga da vítima sofreu um pequeno corte na testa.

Precedentes

A Igreja de São Francisco, considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo, já enfrentava problemas estruturais há anos.

Construída no início do século 18 e com o interior revestido em ouro, a igreja foi tombada como patrimônio material do Brasil. No entanto, o reconhecimento por parte do governo federal, que deveria garantir a preservação do local, não impediu que a estrutura se deteriorasse.

Em uma visita realizada em 2023, o G1 constatou o desgaste das pinturas e do teto, além de pilastras sem reboco e um piso desnivelado em várias áreas, o que dificultava o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Fachada da igreja antes do desabamento, em 2014 - Getty Images

 

No mesmo ano, um dos pátios da igreja foi parcialmente fechado devido ao risco de queda do pináculo direito. A estrutura metálica, que pesava cerca de uma tonelada e meia, foi removida, conforme informou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Apesar disso, as visitas ao templo, que é um dos mais visitados do Centro Histórico de Salvador, continuaram. Em maio de 2023, o governo federal restaurou os painéis de azulejos portugueses da igreja, mas não houve melhorias em outras partes do templo, que ainda careciam de manutenção.

Para que a Igreja e o Convento de São Francisco fossem restaurados, seria necessário que o projeto fosse aprovado pela comissão técnica do Iphan, que analisa o nível de preservação do bem e autoriza as reformas.

Isso se deve ao fato de que todo patrimônio tombado só pode ser reformado se suas características originais, como a fachada e o conjunto arquitetônico, forem preservadas. No caso da igreja franciscana, os desafios são grandes para manter a essência barroca do edifício.

Brasil Salvador Bahia Igreja notícias ouro acidente São Francisco desabamento

Leia também

Príncipe Harry descobriu sobre internação de Charles pelo noticiário


Relíquias são encontradas em navio naufragado durante a Segunda Guerra


Titanic: Engenheiros continuaram trabalhando apesar do naufrágio, revela varredura


Pirâmide submersa intriga cientistas e pode reescrever a história da civilização


John Lennon guardava sarcófago de 3.000 anos na sala de casa


O poço de 7.275 anos que pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo