Na plataforma X, perfis de teorias da conspiração estão promovendo a ideia de que "anjos da guarda" salvaram a vida do ex-presidente Donald Trump
Luiza Lopes Publicado em 25/07/2024, às 11h28
Diversos perfis de teorias da conspiração na plataforma X (antigo Twitter) estão promovendo a ideia de que um OVNI apareceu no dia em que Thomas Matthew Crooks atentou contra a vida do ex-presidente Donald Trump, em 13 de julho, na Pensilvânia.
Imagens não verificadas foram compartilhadas na rede social, mostrando algo voando pouco antes dos tiros. A mídia britânica relatou que um segundo objeto apareceu após o Serviço Secreto invadir o palco para proteger Trump.
Nos comentários, alguns atribuem a presença misteriosa a "anjos da guarda", enquanto outros sugerem que eram drones de patrulha, embora relatos afirmem que não havia drones do Serviço Secreto no céu naquele momento.
People are saying there was a UFO at the Trump speech where the attempt on his life happened.
— Ashton Forbes (@JustXAshton) July 20, 2024
There's definitely something flying across the screen. pic.twitter.com/O2Svt8mHey
Apoiadores de Trump adeptos de teorias como o QAnon, que sugere que o republicano trava uma guerra secreta contra pedófilos, usaram o X para reforçar suas teses: “Este é o preço que você paga quando derruba os pedófilos satânicos da elite", escreveu um deles.
Na Truth Social, plataforma criada por Trump e popular entre conservadores, alguns usuários sugeriram, sem provas, que o presidente Joe Biden ou Hillary Clinton estariam por trás do ataque no comício republicano, conforme reportou o The New York Times.
Por outro lado, uma das palavras em alta no X após o atentado era "encenado", conforme destacou Marianna Spring, correspondente de desinformação e mídia social da BBC.
Usuários com selo de verificação, que pagam pela conta e tendem a ter mais alcance, compartilharam postagens questionando a legitimidade do ataque. Alguns rumores infundados sugeriam que o atentado foi encenado, apontando que a fotografia de Trump sendo retirado do palco com o punho erguido era "perfeita demais".
I wouldn't be surprised if Trump's Secret Service is made up of less-than-qualified sycophants that he handpicked himself. Like everyone else he hires, it's all about how well they bow before him. #TrumpShooting
— enrich12 (@enrich1212) July 20, 2024
It made for a damn good photo op. #Fake #propaganda pic.twitter.com/4MJjSwX4Iq
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra