Imagem mostrando telhas descobertas - Divulgação/ IAA
Arqueologia

Telhas de cerâmica mais antigas da história de Israel são descobertas

As autoridades israelenses anunciaram recentemente a incrível descoberta dos artefatos, que remontam à época do rei Antíoco IV

Redação Publicado em 06/12/2023, às 14h42

Os pesquisadores da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciaram a descoberta de 16 telhas de cerâmica no Parque Nacional da Cidade de David que foram consideradas as mais antigas já encontradas no território. 

As análises revelam que esses artefatos remontam à época do rei Antíoco IV Epifânio, um governante grego pertencente à dinastia selêucida que esteve no poder entre 175 a.C. e 164 a.C.

Vale apontar que o achado arqueológico ocorreu nas proximidades das muralhas da antiga Jerusalém, e, até o momento, os vestígios da presença selêucida na região eram raras, o que torna o desdobramento ainda mais valioso para os arqueólogos israelenses. 

Imagem aérea do Parque Nacional da Cidade de David / Crédito: Divulgação/ Kobi Harati/ Cidade de David 

 

Mais detalhes 

Conforme repercutiu o The Jerusalem Post, as telhas em questão foram feitas a partir de um material durável e resistente à água, cujo processo de fabricação foi inventado na Grécia em meados do século 7 a.C.

As telhas eram muito raras na nossa região durante este período e eram estranhas às tradições construtivas locais, indicando que a técnica de utilização de telhas para cobrir partes de uma torre ou estrutura dentro daquela famosa fortaleza foi trazida de áreas controladas pelos gregos por governantes estrangeiros", apontou o IAA em uma declaração divulgada pelo veículo. 
Israel descoberta notícias arqueologia cerâmica telhas

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha