Tartaruga-verde encontrada em SC - Divulgação/PMP-BS
Tartaruga

Tartaruga com cicatriz de 1,5 metro causada por anzol é submetida a eutanásia

Animal de 24 anos foi encontrado no litoral norte de Santa Catarina por transeuntes que acionaram a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille

Giovanna Gomes Publicado em 29/05/2024, às 08h42

Uma tartaruga-verde resgatada em São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi submetida à eutanásia devido a uma infecção bacteriana irreversível. O procedimento foi realizado em fevereiro, mas só foi divulgado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) nesta semana.

De acordo com o projeto, a necropsia revelou uma cicatriz de 1,5 metro no intestino do animal, causada pela ingestão de um apetrecho de pesca, composto por fragmento de anzol e fio de nylon.

Segundo informações do portal G1, a tartaruga, que tinha 24 anos e pesava cerca de 70 kg, foi encontrada na Praia da Enseada em 8 de fevereiro, por transeuntes que acionaram a equipe da Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille. O veterinário responsável constatou que o animal estava irresponsivo, sem reflexos oculares, mandibulares e cloacais, além de apresentar batimentos cardíacos irregulares.

Eutanásia humanizada

Diante da gravidade do quadro, a equipe optou pelo protocolo de "eutanásia humanizada", realizada no mesmo dia, sem provocar dor ou qualquer reação no animal.

Além da infecção bacteriana, a necropsia também revelou uma cicatriz linear na parte final do intestino, com pontos de ruptura e obstrução com necrose, todos atribuídos à ingestão do apetrecho de pesca. O óbito foi classificado como resultado da interação antrópica, indicando uma relação direta com atividades humanas.

Santa Catarina tartaruga eutanásia ferimento cicatriz anzol

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha