Imagem do lançamento do Falcon Heavy - Divulgação / Youtube / VideoFromSpace
SpaceX

SpaceX lança o foguete mais potente do mundo, o Falcon Heavy

O voo foi foi o terceiro do equipamento da SpaceX, do bilionário Elon Musk

Isabelly de Lima, sob supervisão de Publicado em 01/11/2022, às 17h48

Nesta terça-feira, 1º de novembro, a empresa americana SpaceX lançou do estado da Flórida, o Falcon Heavy, considerado o foguete ativo mais potente do mundo. Este foi seu primeiro lançamento desde 2019. A nave decolou por volta das 9h40 locais, 10h40 em Brasília.

O lançamento aconteceu na plataforma 39A no Centro Espacial Kennedy, no sudeste dos Estados Unidos, durante uma missão intitulada de USSF-44. Dentro da nave estava sendo transportada uma carga da Força Espacial americana, que incluía um satélite, chamado TETRA 1.

Os dois propulsores do foguete voltaram a aterrissar na Terra poucos minutos depois da decolagem. A seção central da nave não poderão ser recuperadas. Anteriormente, o superfoguete foi testado duas vezes. Em 2018, levou um automóvel Tesla e em junho de 2019 ocorreu o segundo teste.

Envio de astronautas

A SpaceX está desenvolvendo outro foguete, em separado, chamado de Starship, que é uma nave espacial montada sobre uma primeira estrutura, conhecida como Super Heavy. O Starship foi escolhido pela agência espacial americana para, em 2025, durante a missão Artemis 3, levar astronautas à Lua.

Segundo a Folha de S. Paulo, primeiro, a Nasa irá enviar seus astronautas para a órbita lunar, graças ao seu próprio lançador pesado, conhecido como SLS. Tal equipamento se encontra há mais de uma década em desenvolvimento. A primeira decolagem dele foi cancelada duas vezes, mas uma nova tentativa de um voo de teste não tripulado está agendada para 14 de novembro.

teste lançamento foguete SpaceX

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha