Menino afegão em escola bombardeada / Imagem ilustrativa - Getty Images
Afeganistão

Seis pessoas morrem em explosão em escola no Afeganistão

O ataque ocorreu nesta terça-feira, 19, na capital Cabul

Redação Publicado em 19/04/2022, às 13h30

Seis pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas após explosões em uma escola de Cabul, capital do Afeganistão. O atentado se deu nesta terça-feira, 19, em um bairro de maioria xiita hazara.

Segundo informaram autoridades locais, ocorreram duas explosões em uma instituição para meninos em Dasht-e-Barshi. As duas bombas, que seriam de fabricação caseira, explodiram em frente à escola Abdul Rahim Shahid.

De acordo com a AFP, imagens divulgadas nas redes sociais mostram corpos na entrada do local, além de mochilas e livros queimados espalhados pela rua.

"Saímos da escola pela porta dos fundos quando a explosão aconteceu", declarou o estudante Ali Khan, sobrevivente do atentado, à agência de notícias. A segunda explosão ocorreu logo após as equipes de emergência chegarem para socorrer os feridos.

Minoria perseguida

A população do bairro de Dasht-e-Barshi, que constitui-se em grande parte pela minoria hazara, é marginalizada no país de maioria sunita e há muito sofre com ataques como o desta terça-feira. 

Nos últimos meses, os atentados foram reivindicados, sobretudo, pelo grupo Estado Islâmico-Khorasan (EI-K), o qual os talibãs afirmam terem derrotado. Contudo, conforme apontam analistas, o EI-K segue sendo a maior ameaça ao atual governo do Afeganistão.

escola Estado Islâmico Afeganistão bombas mortos Talibã cabul feridos extremismo

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais