O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Getty Images
Lula

Rússia está errada por guerra, mas Ucrânia também tem culpa, diz Lula

Fala do presidente se deu durante encontro com chanceler alemão em Brasília

Giovanna Gomes Publicado em 31/01/2023, às 07h28

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que recebeu o chanceler alemão Olaf Scholz em Brasília na última segunda-feira, 30, foi questionado a respeito da guerra na Ucrânia e sobre o posicionamento de seu governo em relação ao conflito.

Em resposta, o político declarou: "Hoje, eu tenho mais clareza da razão da guerra. Acho que a Rússia cometeu um erro clássico de invadir um território de outro país, portanto a Rússia está errada, mas continuo achando que quando um não quer, dois não brigam."

Anteriormente, em maio de 2022, Lula já havia dito à Time que achava Volodimir Zelensky, presidente ucraniano, tão culpado pela guerra quanto o líder russo Vladimir Putin. Na época, a declaração foi alvo de críticas do governo da Ucrânia, que chamou o presidente brasileiro de mal informado.

"Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais", declarou Lula. "É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]! Você fica estimulando o cara [Zelensky] e ele fica se achando o máximo."

Diálogo

De acordo com informações do portal de notícias UOL, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou estar disposto a ajudar na resolução do conflito, ainda que não saiba como. Segundo ele, há pouco diálogo sobre como encontrar a paz. O presidente então sugeriu a criação de um grupo para abordar o tema.

"Se for preciso conversar com Putin ou Zelensky, não tenho nenhum problema em conversar na tentativa de encontrar paz. O que é preciso é constituir um grupo com força suficiente, que seja respeitado numa mesa de negociação, e sentar com os dois", disse Lula

Brasil guerra Rússia Ucrânia presidente Lula culpa

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola