Imagens ilustrativas de protestos na Rússia - Reprodução / Vídeo
Rússia

Russa de 13 anos é proibida de contato com pai após condenação por críticas

A adolescente russa está internada em um centro para menores desde que seu pai foi condenado por "descreditar" o Exército

Redação Publicado em 08/03/2023, às 20h09

Uma adolescente russa de 13 anos, internada em um centro para menores, foi proibida de ter contato com o seu pai que foi condenado por "desacreditar" o Exército russo na Ucrânia. A ONG OVD-Info informou a situação de Maria Moskaleva, nesta quarta-feira, 8.

A adolescente da região de Tula, ao sul de Moscou, foi encaminhada a um centro para menores em Yefremov, depois da prisão de seu pai e agora autoridades russas a impedem de telefonar para o pai.

Foram julgados, multados ou presos, milhares de russos que criticaram publicamente o conflito ou alegaram abusos das forças russas na Ucrânia, como repercutido pelo O Globo.

Maria Moskaleva (...), que acabou em um centro para menores após a prisão domiciliar de seu pai, Alexei Moskalev, não pode telefonar para ele", disse a OVD-Info depois de falar com o advogado da família.

Publicação

Maria Moskaleva, em abril de 2022, durante a sua aula de artes, fez um desenho contra a intervenção militar russa na Ucrânia. Como reportado pelo veículo da oposição Meduza, nesse desenho, ela escreveu frases como "Não à guerra" e "Glória à Ucrânia".

A menina e seu pai foram interrogados e, no mesmo mês, um tribunal local multou Alexei Moskalev em US$ 420 (cerca de R$ 2.158) por escrever comentários criticando a ofensiva russa através das redes sociais. 

A polícia retornou à casa da adolescente e de seu pai, quase um ano depois, em 1º de março, quando eles eram acusados de, por novas publicações, "desacreditar o Exército" na Internet.

Segundo informações da agência de notícias russa Ria Novosti, as autoridades colocaram Moskalev em prisão domiciliar e levaram a menina para um centro para menores.

guerra Rússia Ucrânia Putin Zelensky Maria Moskaleva Alexei Moskalev

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião