O rover Perseverance - Wikimedia Commons/NASA
Marte

Rochas com 'textura de pipoca' são encontradas em Marte; confira!

Registros fotográficos do solo de Marte feitos pelo rover Perseverance deixaram especialistas da NASA intrigados

Giovanna Gomes Publicado em 19/06/2024, às 16h01

Registros fotográficos do solo de Marte recentemente intrigaram os especialistas da NASA devido a uma característica peculiar: as rochas têm uma textura que lembra pipoca. As imagens foram capturadas pelo rover Perseverance, em missão no planeta vermelho desde 2020.

Após meses explorando a superfície de Marte, o Perseverance completou um levantamento das rochas na região de "Monte Washburn" e seguiu em direção ao norte. No novo local, o rover parou diante de rochas em camadas de tons claros, oferecendo à NASA um primeiro olhar detalhado do território chamado "Bright Angel".

A NASA descreveu a textura das rochas como similar à de "pipocas", algo nunca antes visto pelo rover. De acordo com o portal Galileu, Athanasios Klidaras, porta-voz da agência, explicou que essas rochas possuem sulcos semelhantes aos veios minerais encontrados na base dos leques aluviais e são compactadas em pequenas esferas, referidas como "textura de pipoca".

Hipótese

Os especialistas suspeitam que a água tenha sido responsável por moldar essas formações, indicando que, no passado, água subterrânea pode ter fluído pelas rochas após sua deposição.

Nos próximos dias, o Perseverance subirá gradualmente pela exposição de rochas, realizando medições e coletando informações químicas detalhadas com seus instrumentos. Com esses dados, a equipe decidirá se realizará uma amostragem.

Marte rocha superfície Perseverance textura pipoca

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola