Faculdade de Direito da USP - Wikimedia Commons/Mike Peel
Ranking

Ranking elege USP como a melhor universidade da América Latina

Top 10 da 14ª edição do QS World University Ranking foi divulgado nesta quinta-feira e conta com 4 instituições brasileiras; saiba quais são!

Giovanna Gomes Publicado em 04/10/2024, às 12h32

Um levantamento recente colocou a Universidade de São Paulo (USP) como a melhor instituição de Ensino Superior da América Latina e do Caribe, de acordo com a 14ª edição do QS World University Ranking. Divulgado nesta quinta-feira, o ranking posicionou a USP no topo pelo segundo ano consecutivo. A análise considerou 437 universidades de 23 países da região.

A Pontifícia Universidade Católica do Chile ficou em segundo lugar, seguida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que conquistou o terceiro lugar. O top 10 também inclui outras instituições brasileiras: a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 5º lugar, e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), em 8º.

O Brasil foi o país com mais universidades de destaque no ranking, com quatro no top 10 e outras cinco entre as 25 melhores da América Latina e do Caribe. Entre elas estão a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Apesar do forte desempenho no cenário regional, o relatório aponta desafios para as universidades brasileiras, como a escassez de recursos e as dificuldades em ampliar o acesso ao Ensino Superior, especialmente para estudantes de baixa renda.

"Embora as recentes iniciativas do governo, como aumentos salariais e financiamento adicional para bolsas de estudo, tenham contribuído para uma maior estabilidade no setor de ensino superior brasileiro, ainda há desafios. Para garantir o crescimento sustentado e a inovação, é essencial expandir os fluxos de financiamento e garantir que as universidades permaneçam livres de influência política", diz o relatório.

Critérios

O QS World University Ranking avalia critérios como a qualificação dos professores, publicações científicas, programas de intercâmbio de pesquisa e reputação entre empregadores. O Brasil se destaca em aspectos como a alta proporção de docentes com doutorado, o número de citações por artigo científico e a produtividade de pesquisa, medida pelo número de artigos publicados por professor.

América Latina USP Universidade de São Paulo ranking universidades brasileiras melhor universidade

Leia também

Dez pessoas contraem parasita raro após ingerirem de carne de urso em churrasco


Saiba por que a advogada dos irmãos Menendez não está em documentário


Antigas carruagens de guerra são encontradas na Índia


'Os Simpsons': personagem ressurge na série depois de quase 30 anos


Gladiador 2: Rinocerontes eram levados para o Coliseu?


Há 80 anos, Atenas era libertada da ocupação nazista