Famosa obra foi vendida a "um museu de fora da União Europeia" ainda não divulgado, e é anterior ao quadro 'Os Comedores de Batata'
Éric Moreira Publicado em 11/03/2024, às 09h19
No último domingo, 10, a imprensa neerlandesa anunciou que uma rara e antiga obra de Vincent van Gogh foi vendida em uma feira de arte nos Países Baixos. A obra em questão é 'Tête de paysanne à la coiffe blanche' (ou 'Cabeça de uma agricultora anciã com gorro branco', em português).
+ Sien Hoornik: a conturbada saga da mulher que namorou Van Gogh
A obra foi colocada à venda na Feira Europeia de Arte de Maastricht. O antigo proprietário, Bill Rau — presidente da galeria M. S. Rau — informou à AFP por e-mail que ela "foi vendida a um museu de fora da União Europeia", mas que ainda não poderiam "fazer comentários sobre o preço"; porém, a imprensa local disse que o preço inicial de venda era de 4,5 milhões de euros (mais de 24 milhões de reais, na cotação atual).
+ Amores imperfeitos: Por dentro da vida íntima de Van Gogh
Felizmente, mesmo que o nome do museu privado que adquiriu a obra, a agência de notícias holandesa, ANP, informa que ela ainda "será acessível ao público". Vale mencionar que este quadro vendido recentemente foi feito por van Gogh em 1884, enquanto vivia com os pais em Nuenen, ao sul dos Países Baixos, apenas um ano antes de pintar 'Os Comedores de Batatas'.
Além de 'Tête de paysanne à la coiffe blanche', a feira em que ocorreu a venda, conhecida como Tefaf, também conta com um grande número de pinturas, esculturas e joias, estando disponível à visitação até a próxima quinta-feira, 14. Entre as várias peças de arte, estão pinturas também de Manet, Rubens e Rodin.
+ 'Amendoeira em Flor': 5 curiosidades sobre a delicada obra de Van Gogh
No entanto, definitivamente as maiores estrelas do local são a pintura recém-vendida de van Gogh e 'Murnau mit Kirche II', ('Murnau com Igreja II', em tradução literal), feita em 1910 pelo artista russo Wassily Kandinsky.
Esta peça foi vendida no ano passado pela Sotheby's, em Londres, por 45 milhões de dólares. Recentemente, porém, ela foi avaliada em "100 milhões de euros" (o que daria 545 milhões de reais), segundo o negociante de arte Robert Landau, que a comprou anteriormente.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra