Geoffrey Hinton e John Hopfield - Divulgação
Nobel

Prêmio Nobel da Física vai para cientistas que revolucionaram a inteligência artificial

Dupla de físicos desenvolveu modelos matemáticos inspirados no fluxo de pulsos elétricos entre neurônios do cérebro humano

Giovanna Gomes Publicado em 08/10/2024, às 08h20

O Prêmio Nobel da Física de 2024 vai para uma dupla de físicos que revolucionou o campo da inteligência artificial. John Hopfield, da Universidade de Princeton (EUA), e Geoffrey Hinton, da Universidade de Toronto (Canadá), foram reconhecidos por "descobertas fundamentais e invenções que permitiram o aprendizado de máquina por meio de redes neurais artificiais", segundo anunciou a comissão do prêmio na manhã desta terça-feira, 8.

Modelos matemáticos

De acordo com informações do portalde notícias O Globo, os cientistas desenvolveram modelos matemáticos inspirados no fluxo de pulsos elétricos entre neurônios do cérebro humano. Essas inovações começaram a ser aplicadas inicialmente em áreas como astrofísica, promovendo avanços na ciência básica, mas também se expandiram para aplicações práticas em computação.

Hoje, as redes neurais e o aprendizado de máquina estão no núcleo de programas de computador usados em tarefas como tradução automática de idiomas, reconhecimento facial e modernas técnicas de diagnóstico médico por imagem.

física prêmio cérebro cientistas Nobel neurônios

Leia também

Australiano que se intitula nazista é condenado por gesto exaltando Hitler


Espaçonave da NASA envia com sucesso sinal de laser a 470 milhões de km pelo espaço


Assassinato de 35 anos, sem solução, é reaberto pela polícia


Gladiador 2 terá estreia em evento com a Família Real britânica


Caçadores de tempestades voam dentro de furacão na região da Flórida


A história do vídeo viral de 'homem de 188 anos resgatado em caverna'