Capa do álbum "The Stonewall Cellebration Concert", de 1994 - Divulgação / Instituto Rio Patrimônio da Humanidade
Renato Russo

Prédio onde Renato Russo viveu no Rio de Janeiro vira patrimônio cultural

Localizado na Rua Nascimento e Silva, em Ipanema, o prédio foi o local onde o músico compôs alguns de seus sucessos

Giovanna Gomes Publicado em 25/07/2023, às 14h35

A Prefeitura do Rio de Janeiro instalou nesta terça-feira, 25, uma placa azul arredondada do Circuito da Música no prédio da Rua Nascimento Silva, em Ipanema, onde o cantor e compositor da banda Legião Urbana, Renato Russo, residiu.

A iniciativa transformou o local —  conhecido pelos fãs do artista por ilustrar a capa de seu primeiro disco solo, "Stonewall Celebration", de 1994 — em um Patrimônio Cultural Carioca.

Durante o período em que viveu no endereço — de 1990 a 1996 —, Renato Russo compôs músicas que foram incluídas em alguns álbuns de sua banda, como "V", "O Descobrimento do Brasil" e "A Tempestade".

Homenagem

Como destacou o portal Extra, a homenagem, que contou com a presença do filho do artista, Giuliano Manfredini, — e também com uma apresentação musical feita por alunos da rede municipal de ensino —  partiu de uma iniciativa da Subprefeitura da Zona Sul, do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e da Secretaria Municipal de Educação (SME).

O projeto, segundo a fonte, tem como objetivo identificar e preservar bens e locais relacionados à cultura e à identidade da cidade do Rio de Janeiro.

Por meio das placas instaladas, os visitantes podem obter informações sobre o local, bem como sobre sua importância para a história da cidade.

Parte da história carioca

O subprefeito da cidade, Flávio Valle, destacou que Renato Russo faz parte da história e do imaginário carioca, tendo escolhido o Rio e o bairro de Ipanema como seu lar, onde compôs pelo menos cinco álbuns, incluindo seu primeiro disco solo, "The Stonewall Celebration Concert", cuja capa apresenta uma foto do músico na porta do prédio.

Esta homenagem é mais do que merecida e necessária para eternizar a parceria do Renato Russo com a Cidade Maravilhosa", enfatizou o subprefeito.

A presidente do Instituto Rio Patrimônio da HumanidadeLaura Di Blasi, explicou que o instituto tem a responsabilidade de proteger, conservar e valorizar o patrimônio cultural da cidade do Rio de Janeiro. Além disso, destacou que o projeto Circuitos do Patrimônio Cultural Carioca tem como objetivo divulgar e informar sobre o rico acervo de bens culturais e personalidades da cidade.

Rio de Janeiro notícias prédio patrimônio cultural Renato Russo Stonewall Celebration capa de álbum

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola