A descoberta que pode ser um túmulo viking - Conselho do condado de Nordland
Europa

Possível túmulo viking é encontrado embaixo de casa norueguesa

Foram descobertos ainda um machado e uma pérola de vidro que remontam a 950 e 1050 d.C.

Isabela Barreiros Publicado em 30/05/2020, às 09h46

Enquanto estava abrindo o solo da casa, para instalar o isolamento, um casal descobriu que talvez sua residência estivesse sobre uma descoberta arqueológica. Eles encontraram contas de vidro e um machado. Quando chamaram especialistas para observar o local, estes começaram a pensar que se tratava de um túmulo viking.

"Só mais tarde percebemos o que poderia ser. Primeiro pensamos que era a roda de um carro de brinquedo”, disse Mariann Kristiansen. Eles moram na cidade de Seivåg, próximo à comuna norueguesa de Bodø.

O arqueólogo Martinus Hauglid, do Governo do condado de Nordland, foi o responsável por observar o achado. Na última segunda feira, 25, ele foi até a casa e analisou que aquilo não se parecia com nenhum túmulo já encontrado que remontasse à Idade do Ferro ou ao período viking na região.

A pérola de vidro azul escuro encontrada / Crédito: Conselho do condado de Nordland

 

"Foi encontrado sob pedras que provavelmente representam um marco sobre túmulos. Encontramos um machado datado entre 950 d.C e 1050 d.C. e uma pérola de vidro azul escuro, também do final do período Viking", explicou Hauglid.

O pesquisador ficou intrigado com a descoberta, ele disse: “nunca ouvi falar de algo assim e estou no mercado há quase 30 anos". "Eles fizeram um trabalho magnífico, relataram que o uso seria assim que suspeitassem que era algo antigo”, concluiu.

A casa foi construída pelo bisavô de Mariann Kristiansen, em 1914. Ela afirma, no entanto, que nenhum de seus familiares havia mencionado uma sepultura viking no subsolo da residência.

História túmulo notícia viking

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola