Bolsonaro ao lado de Putin - Divulgação / G1
Brasil

Porta-voz dos EUA critica apoio de Bolsonaro à Rússia: “Postura inconsistente”

“Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”, declarou Jen Psaki

Fabio Previdelli Publicado em 19/02/2022, às 10h41

Em meio ao que parece ser um iminente conflito com a Ucrânia, o presidente russo Vladimir Putin recebeu a visita de Jair Bolsonaro nesta semana. No primeiro encontro entre os líderes, o mandatário brasileiro declarou que "somos solidários à Rússia”, sem especificar sobre a que ponto se referia sua demonstração de altruísmo. 

A declaração, porém, não agradou nenhum pouco a sede do governo dos Estados Unidos. Afinal, em coletiva concedida na tarde de ontem, 18, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que o “Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”.

A fala se deu depois que Psaki foi questionada se o governo do país se sentiu traído por Bolsonaro após a declaração dada a Putin e como o encontro entre os chefes de Estado afetou a relação entre Brasil e EUA. 

Jen Psaki respondeu que, embora ainda não tenha conversado com Joe Biden sobre o assunto, a atitude do governo brasileiro fazia com que a nação se colocasse do lado oposto a maioria da comunidade global. 

Eu diria que a vasta maioria da comunidade global está unida em uma visão compartilhada, de que invadir um outro país, tentar tirar parte do seu território e aterrorizar a população certamente não está alinhado com valores globais e, então, acho que o Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”, afirmou.
Brasil Estados Unidos EUA notícias Casa Branca Política Putin encontro relação Bolsonaro Joe Biden

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha