Imagem de planta encontrada no Rio de Janeiro - Divulgação/Arquivo pessoal
Biologia

Planta desaparecida há 50 anos é encontrada no Rio de Janeiro

A planta desaparecida estava em extinção e chamou atenção de cientistas

Luisa Alves, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 03/09/2022, às 13h14

Após 50 anos desaparecida, uma planta voltou a aparecer na vegetação da Estrada Grajaú-Jacarepaguá que liga o Grajaú, na Zona Norte do Rio, e Jacarepaguá, na Zona Oeste. De nome Inhame, também conhecida como cará, a planta estava em extinção.

De acordo com Ricardo Couto, gerente de Gestão de Unidades de Conservação da Secretaria Municipal do Ambiente e Clima, como repercutido pelo Extra, essa planta é exclusiva da região do Maciço da Tijuca.

Eu tenho uma ligação especial com o inhame porque sempre foi meu objeto de pesquisa, procuro essa planta há 10 anos e nunca tinha encontrado. Ela foi descrita na década de 70 e passamos 50 anos sem encontrar a planta, que é super ameaçada" explicou.

Outra espécie, de nome Funifera Insulae Nevling também foi encontrada. A espécie é exclusiva da ilha de Paquetá e estava há 20 anos sem nenhum registro. A planta foi encontrada em um terreno particular, que vem sendo estudado para se tornar reserva ambiental.

Ameaça de extinção

Inhame é um planta originária e endêmica, isto é, restrita a uma região e seu fruto é levado pelo vento, o que ressalta a possibilidade de ameaça. Para evitar ou tirar a planta dessa ameaça, a pasta cria novos programas que ajudam a espécie.

A reinserção e o plantio de novas mudas é um processo lento, que pode demorar mais de dois anos: "Quando ela dá fruto, a gente pega o fruto e tenta fazer mudas. Não necessariamente é um processo simples, mas a produção de mudas, gera uma segurança porque você ajuda a produzir mais da espécie", acrescentou Couto.

Rio de Janeiro extinção planta cará inhame

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro