Costa dos EUA banhada por oceano Pacífico - Getty Images
Pacífico

Placa tectônica do Pacífico está se rachando em duas, revelam cientistas

Rachaduras de centenas de quilômetros de comprimento foram encontradas na placa tectônica presente sob o oceano Pacífico; entenda os detalhes!

Redação Publicado em 15/02/2024, às 11h21

Um novo estudo publicado na revista científica Geophysical Research Letters vem abalando o campo da geologia ao revelar que a placa tectônica do Pacífico está se rachando em duas. 

A conclusão foi alcançada após os autores da pesquisa descobrirem extensas falhas geológicas no assoalho do oceano Pacífico na forma de rachaduras que se estendem por centenas quilômetros de comprimento e têm uma profundidade de milhares de metros. 

Já haviam sido encontradas estruturas semelhantes em locais onde placas tectônicas continentais (isso é, que ficam embaixo dos continentes) estão se rachando, mas anteriormente se pensava na geologia que as placas existentes sob os oceanos eram mais rígidas, portanto não passando pelo mesmo processo. 

Sabíamos que deformações geológicas, como falhas, acontecem no interior das placas continentais, longe dos limites das placas. Mas não sabíamos que o mesmo estava acontecendo com as placas oceânicas", explicou Erkan Gün, principal autor do estudo, conforme repercutiu o Science Alert. 

Desdobramentos 

Para poder confirmar que a placa citada realmente está se partindo, porém, os cientistas precisam de mais dados. A coleta deles, por sua vez, depende do envio de navios até a região onde está a falha, o que exige recursos financeiros.

Com sua pesquisa, assim, a intenção deles é atrair atenção para essa questão e conseguir mais financiamento para investigar o mistério geológico. 

notícias pacífico geologia falhas Placa tectônica

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola