Funeral do indigenista Bruno Pereira - Anderson Stevens/Getty
Amazônia

PF conclui que suspeito foi mandante dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips

‘Colômbia’ está preso desde dezembro do ano passado por causa do caso

Eduardo Lima, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 23/01/2023, às 17h09

A Polícia Federal concluiu que Rubens Villar Coelho, conhecido como 'Colômbia', foi o mandante dos assassinatos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, que aconteceram em junho de 2022, no Vale do Javari, na Floresta Amazônica. As informações são do G1.

O superintendente da Polícia Federal do Amazonas disse que não tem dúvidas que o mandante do caso tinha sido ‘Colômbia’. Ele está preso desde o ano passado. Primeiro ele foi solto após pagar uma fiança de R$ 15 mil, em outubro de 2022, e depois teve sua prisão decretada de novo pela Justiça Federal por descumprir condições de sua liberdade provisória.

O superintendente também disse que encaminhou um relatório à Justiça Federal com mais seis indiciamentos, incluindo o do irmão de Amarildo, que forneceu a arma de fogo para seu familiar, o assassino confesso.

Relembre o caso

O indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips foram assassinados no Vale do Javari, que é a segunda maior terra indígena do país, no dia 5 de junho de 2022. Dom e Bruno estavam entrevistando indígenas e ribeirinhos para um livro sobre a Amazônia quando foram mortos.

O crime gerou grande repercussão no Brasil e na mídia internacional, visto que Dom era um jornalista estrangeiro trabalhando no Brasil pelo jornal britânico The Guardian. O governo de Jair Bolsonaro sofreu críticas por reagir tarde ao desaparecimento e por causa do enfraquecimento das instituições ambientais que se deu nos últimos quatro anos.

Amazônia Crime jornalista Indigenista Dom Phillips Bruno Pereira

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola