Pesquisadores realizaram escavações no continente de gelo - Divulgação/
Antártida

Pesquisadores descobrem rio que fluía sob o gelo da Antártida há 40 milhões de anos

Resquícios de um antigo sistema de água doce foram encontrados por pesquisadores durante escavações no fundo do mar da Antártida Ocidental

Giovanna Gomes Publicado em 04/07/2024, às 13h07

Pesquisadores da Alemanha e do Reino Unido identificaram, durante escavações no fundo do mar da Antártida Ocidental, resquícios de um antigo sistema de água doce que fluía por quase 1.500 km. Os resultados foram publicados na revista Science Advances.

Durante o Eoceno médio a tardio, há cerca de 30 milhões de anos, a Terra passou por uma época de resfriamento que ocasionou a formação das primeiras geleiras. Enquanto pesquisavam esse período, os especialistas encontraram pistas sobre um antigo rio. As investigações dependeram de perfurações no fundo do mar, de onde recuperaram sedimentos de duas épocas distintas.

Análise de sedimentos

A partir da análise de sedimentos, foi possível determinar que a parte inferior se formou durante o Cretáceo médio, há cerca de 85 milhões de anos, e continha fósseis de uma floresta tropical temperada.

Já a parte superior, datada de 34 a 44 milhões de anos atrás, continha areia da época do Eoceno e apresentava um padrão característico de um delta de rio. Como destacou o portal Galileu, a descoberta de uma molécula associada a cianobactérias de água doce confirmou a existência desse antigo rio.

Os pesquisadores rastrearam os vestígios até as Montanhas Transantárticas, atravessando uma área de 1.500 km antes de desaguar no Mar de Amundsen.

Rio fundo do mar água doce Antártida Ocidental

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha