Retrato da múmia e reconstrução facial desenvolvida pelos pesquisadores - Divulgação/Nerlich/PLOS One
Egito Antigo

Pesquisadores comparam retrato de múmia egípcia com reconstrução facial 3D

O corpo mumificado era de um menino que morreu no primeiro milênio d.C e e impressionante detalhes foram revelados no modelo desenvolvido

Isabela Barreiros Publicado em 21/09/2020, às 17h50

Pesquisadores do Instituto de Patologia da Clínica Acadêmica de Munique-Bogenhausen, na Alemanha realizaram um estudo de comparação entre um retrato que representava a múmia de um menino egípcio e uma reconstrução facial 3D desenvolvida por eles mesmos. Os resultados da pesquisa foram impressionantes.

O minúsculo corpo mumificado do menino foi encontrado por egiptólogos durante a década de 1880 próximo à pirâmide de Hawara, a sudoeste do Cairo, no Egito. Acredita-se que o jovem tenha morrido em algum momento entre 50 a.C. a 100 d.C. provavelmente de pneumonia. 

Além da tradição do embalsamamento, os egípcios, durante o período greco-romano, passaram a colocar retratos que representassem a pessoa mumificada em seu sarcófagos. A partir disso, os cientistas decidiram recriar o rosto do garoto egípcio tanto por padrões de crianças modernas quanto de medidas tiradas de seu crânio e dentes.

Para o pesquisador-chefe do estudo, Andreas Nerlich, "o retrato mostra traços um pouco 'mais antigos', que podem ter sido resultados de uma convenção artística da época". O artista representou o falecido como se ele tivesse mais de 3 ou 4 anos, a idade com que ele provavelmente morreu.

Os especialistas analisaram que a múmia tinha "cabelos cacheados entrelaçados em dois fios de cabelo que vão da crista às orelhas, olhos grandes de cor castanha, nariz comprido e fino e uma boca pequena com lábios carnudos”. Eles perceberam também que “um colar com um pequeno medalhão está pendurado no pescoço."

História Egito Antigo arqueologia Múmia notícia reconstrução facial

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais