Dinossauros em floresta - Divulgação
Pré-História

Pesquisadores afirmam que dinossauros tinham "sangue quente"

Solucionando um mistério secular, israelitas descobriram — através de método inédito — a temperatura corporal dos seres

Caio Tortamano Publicado em 19/02/2020, às 08h00

Sendo comumente classificados evolutivamente entre répteis (sangue frio) e as aves (sangue quente), os estudiosos da Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, aparentemente chegaram a uma conclusão quanto à temperatura corporal dos dinossauros.

Com temperaturas entre 35 a 40 graus Celsius, a descoberta revelou que os seres tinham sangue quente. A resposta só foi adquirida através de um método chamado de geoquímica de isótopos agrupados, que basicamente calcula a temperatura em que os minerais dos ovos foram formados — dentro do corpo de suas mães.

Outra questão respondida pelos pesquisadores foi se os dinossauros geravam o próprio calor em seus corpos (endotérmicos) ou dependiam do ambiente para se aquecer (exotérmicos).

Analisando espécies exotérmicas de regiões mais distantes da linha do Equador (e, portanto, mais frias naturalmente) a temperatura registrada foi de 26º Celsius, enquanto a dos dinossauros permanecia entre os 35 e 40 observados anteriormente.

Portanto, os seres eram, de fato, produtores do próprio calor, assim como os humanos. Hagit Affek, líder da pesquisa, afirmou: “Essa transformação se apresentou muito cedo na evolução dos dinossauros. Tanto seres mais próximos aos lagartos, como os mais próximos dos pássaros apresentaram autorregulação de temperatura corporal”.

sangue descoberta dinossauros pré história

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola