Imagem meramente ilustrativa de pipoca - Divulgação/Pixabay/Pexels
Ciência

Pesquisa conclui que consumo excessivo de pipoca de micro-ondas pode gerar Alzheimer

Um composto presente nos ingredientes deste alimento vem preocupando os especialistas; entenda

Penélope Coelho Publicado em 07/04/2022, às 13h17

Um estudo recente realizado pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP), revelou novas informações a respeito do consumo em excesso de pipoca de micro-ondas.

A pesquisa aponta para os perigos de tais alimentos que apresentem o composto diacetil nos ingredientes. A substância, que serve para dar aroma e gosto de manteiga, pode levar ao Alzheimer, uma doença progressiva que destrói a memória e outras funcionalidades mentais.

De acordo com informações publicadas na última quarta-feira, 6, pelo portal de notícias g1, os pesquisadores avaliaram cérebros de ratos de laboratório, que foram submetidos ao comporto por 90 dias seguidos.

Com os resultados, os especialistas concluíram que o consumo regular e excessivo de diacetil ocasionou na presença de moléculas associadas ao Alzheimer, gerando danos cerebrais.

“Nós observamos que realmente existe a tendência do diacetil causar danos ao cérebro [...] Nós identificamos o aumento da concentração de proteínas beta-amiloides, que normalmente são encontradas em pacientes com Alzheimer. Além disso, outras alterações verificadas no cérebro dos ratos podem estar relacionadas ao surgimento de demência e câncer”, afirmou o autor da pesquisa, Lucas Ximenes, doutorando do IQSC.

Segundo revelado na reportagem, a intenção dos especialistas envolvidos com a pesquisa inédita é alertar a população, para que se preocupe “cada vez mais com a qualidade da nossa alimentação”.

Confira a pesquisa completa neste link.

ciência notícias pesquisa alimento Alzheimer pipoca

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha