Festival hindu resultou em tragédia na Índia - Getty Images
Festival hindu resultou em tragédia na Índia - Getty Images
Índia

Peregrinação hindu termina em tragédia e cerca de 40 pessoas morrem pisoteadas

Dezenas de pessoas morreram em Prayagraj, na Índia, durante o festival Kumbh Mela; evento religioso reúne milhões de fiéis a cada 12 anos

Giovanna Gomes Publicado em 29/01/2025, às 10h12

Uma peregrinação hindu terminou em tragédia em Prayagraj, no norte da Índia, quando cerca de 40 pessoas morreram pisoteadas durante o Kumbh Mela, segundo fontes policiais. O governo ainda não divulgou um balanço oficial de vítimas.

"Mais corpos estão chegando. Temos quase 40 corpos aqui. Também os estamos transferindo e entregando às famílias, um por um", afirmou uma fonte à agência de notícias Reuters.

O Kumbh Mela é considerado o maior evento religioso do mundo, reunindo a cada 12 anos milhões de fiéis hindus que se banham na confluência de dois rios sagrados para purificar seus pecados. De acordo com a AFP, a expectativa era de que o festival recebesse um total de 400 milhões de pessoas.

No local do desastre, equipes de emergência retiravam as vítimas entre roupas, calçados e pertences abandonados. A cerca de um quilômetro dali, ao lado de uma enorme tenda utilizada como centro de atendimento médico, dezenas de parentes aguardavam notícias dos desaparecidos.

O gabinete do primeiro-ministro Narendra Modi divulgou um comunicado expressando "as mais profundas condolências" às famílias das vítimas.

Tradição hindu

A tragédia ocorreu em um dos dias mais importantes do festival. De acordo com os rituais, homens sagrados vestidos com túnicas cor de açafrão deveriam liderar uma procissão até a confluência dos rios Ganges e Yamuna.

Embora o ritual tenha sido cancelado, milhões de fiéis seguiram banhando-se nas águas sagradas ao longo da manhã, segundo o governo de Uttar Pradesh. Na tradição hindu, esse banho simboliza a purificação dos pecados e a libertação do ciclo de renascimentos.

Tumulto

Testemunhas relataram que o tumulto começou pouco depois das 2h locais (17h30 de terça-feira em Brasília), quando os fiéis seguiam para o primeiro mergulho matinal.

"Os caminhos estavam bloqueados. De repente, as pessoas começaram a empurrar e muitas foram esmagadas", disse Malti Pandey, de 42 anos, à AFP.

"Quando a multidão se dispersou, os idosos e as mulheres haviam sido pisoteados, ninguém os ajudou", relatou Renu Devi, de 48 anos.

Pancham Lodhi, que viajou do estado de Madhya Pradesh para participar do festival, perdeu um parente na tragédia.

"Minha nora foi pisoteada. A ajudamos, assim como à sua filha de 15 anos. A filha sobreviveu, mas minha nora está morta", lamentou. Após o desastre, muitos peregrinos decidiram deixar o festival.

Índia pisoteadas peregrinação hindu multidão esmagada festival religioso Kumbh Mela

Leia também

Príncipe Harry descobriu sobre internação de Charles pelo noticiário


Relíquias são encontradas em navio naufragado durante a Segunda Guerra


Titanic: Engenheiros continuaram trabalhando apesar do naufrágio, revela varredura


Pirâmide submersa intriga cientistas e pode reescrever a história da civilização


John Lennon guardava sarcófago de 3.000 anos na sala de casa


O poço de 7.275 anos que pode ser a construção de madeira mais antiga do mundo