Papa Francisco - Wikimedia Commons
Vaticano

Papa Francisco diz que Maradona era um 'poeta' em campo

O líder da Igreja Católica falou acerca de Maradona e de suas memórias relacionadas ao futebol em entrevista no último sábado, 2

Giovanna Gomes Publicado em 04/01/2021, às 09h01

O papa Francisco realizou uma entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport no último sábado, 2, na qual tratou acerca do grande ídolo do futebol, Diego Maradona, e de suas memórias relacionadas ao esporte.

"Conheci Diego Armando Maradona durante um jogo pela paz, em 2014. Lembro com prazer tudo o que Diego fez pela Scholas Occurrentes, a Fundação que cuida dos mais necessitados em todo o mundo.

Na quadra ele era um poeta, um grande campeão que dava alegria a milhões de pessoas, tanto na Argentina quanto em Nápoles", declarou o líder da Igreja Católica. "Ele também era um homem muito frágil".

Segundo o pontífice, assim que soube da morte do jogador, ocorrida em 25 de novembro do ano passado, ele se lembrou dos encontros que teve com o atleta, fez uma oração e enviou um rosário e uma carta de condolências à família de Maradona.

Francisco contou ao jornal acerca de uma memória pessoal ligada à Copa do Mundo de 1986, a qual a Argentina teria vencido graças ao jogador.

Ele estava em Frankfurt, na Alemanha, estudando a língua e elaborando sua tese, momento o qual considerou um período 'difícil' de sua vida. "Eu não fui capaz de ver o jogo final e só no dia seguinte soube da vitória da Argentina sobre a Alemanha, quando uma colega japonesa escreveu "Viva Argentina" no quadro, durante uma aula de alemão", disse.

Ele designou o momento como a "vitória da solidão", pois "não tinha ninguém para compartilhar a alegria dessa vitória esportiva". Ainda recordando aquele período, o papa Francisco declarou: "A solidão faz você se sentir sozinho, enquanto o que embeleza a alegria é poder compartilhá-la". 

Papa Francisco

Em 13 de março de 2013, Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa, após a sucessão de Bento XVI. A decisão foi tomada no segundo dia do conclave, e Bergoglio escolheu o nome de Francisco, em referência a Francisco de Assis.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro jesuíta a ser eleito papa e primeiro papa do continente americano.

Ao longo de sua trajetória, Francisco já reuniu uma série de frases consideradas polêmicas e controversas.

Futebol Igreja Papa Francisco maradona

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro