Bispos reunidos no Vaticano - Getty Images
Bispo

Papa aceita renúncia de bispo envolvido em escândalo de orgia gay

A renúncia do bispo ocorre um mês após o escândalo, que contou com homem desmaiado e acabou virando caso de polícia

Redação Publicado em 24/10/2023, às 11h43

Há um mês, Grzegorz Kaszak, bispo de Sosnowiec, na Polônia envolveu-se em um grande escândalo após participar de uma orgia gay. O episódio chegou inclusive a entrar na mira da Justiça, já que um dos participantes teria desmaiado após tomar várias pílulas contra a disfunção erétil. Hoje, terça-feira, 24, o papa Francisco aceitou a renúncia do religioso.

Segundo informações da agência de notícias ANSA, o sacerdote pivô do escândalo, Tomasz Zmarzly, da paróquia Beata Virgem Maria dos Anjos, segue sob investigação. A fonte explica que ele é acusado de ter tentado impedir a entrada de paramédicos em sua casa depois que um gigolô que participava da festa ter chamado o resgate para o homem desmaiado.

Uma testemunha contou ao jornal Gazeta Wyborcza que "o evento foi organizado pelo padre e era puramente sexual". A mesma pessoa revelou que "os participantes tomaram pílulas para impotência".

O que disse o bispo

A princípio, o bispo Kaszak, de 59 anos, declarou ter nomeado uma comissão para apurar "urgentemente" as circunstâncias do caso. No entanto, mais tarde escreveu uma carta para os padres de sua diocese dizendo que estava pronto para "aceitar as consequências" do escândalo e que não compactuaria com o "mal moral".

Os recentes eventos nos encheram de grande dor, vergonha e raiva. Não sabemos tudo exatamente, o Ministério Público está investigando violações do direito civil, enquanto nossa comissão está investigando violações do direito divino e canônico", declarou Kaszak na ocasião.
notícias Polônia Papa Vaticano renúncia Bispo orgia gay

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola