Restos mortais de seis homens foram encontrados debaixo do chão de uma cozinha nas terras altas da Escócia
Redação Publicado em 01/03/2023, às 13h50
Os esqueletos de seis homens foram encontrados debaixo do chão de uma cozinha nas terras altas escocesas. Os ossos datam ao período da Idade do Ferro da Escócia e apontam para um cemitério antigo.
A descoberta foi realizada na península escocesa de Applecross. A área era, inicialmente, tida como uma cena de assassinato do século 18. Porém, os arqueólogos descobriram por datação de carbono que os ossos têm cerca de 2000 anos.
Segundo a arqueóloga Cathy Dagg, em entrevista à BBC, o achado é importante por ser o primeiro local de sepultamento da Idade do Ferro descoberto ali na área do oeste das terras altas da Escócia.
A arqueóloga Cathy Dagg começou a trabalhar no sítio arqueológico em 2015, investigando e escavando os ossos desde então. Algumas outras sepulturas tinham sido encontradas ao norte e ao sul de Applecross, que tinham sido preservados em solos de areia costeira conhecidos como “machair”.
O solo onde os ossos foram encontrados tem um teor ácido muito alto, então os restos mortais teriam se degradado se não tivessem sido enterrados em uma área cheia de pedras, que ajudaram a manter os esqueletos secos.
O período da Idade do Ferro na Escócia começou em 800 a.C. Encontrar esqueletos completos dessa época é raro. No início, como só haviam 3 mandíbulas, se imaginava que só fossem 3 enterrados na área. Depois das análises, os arqueólogos descobriram que eram 6 pessoas sepultadas ali, todas tendo vivido na Idade do Ferro.
'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme
Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor
Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'
Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço
Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião