O vulcão Kilauea em erupção - Divulgação / Youtube / APF
Ciência

Origem do vulcão Kilauea é revelada em novo estudo

A pesquisa foi publicada este mês na revista Nature Communications

Redação Publicado em 31/05/2022, às 13h28

Um estudo publicado no dia 26 de maio na revista Nature Communications apontou, pela pela primeira vez, a possível origem do vulcão Kilauea, um dos mais ativos do Havaí atualmente.

Localizado na costa sudeste do arquipélago, o vulcão, que tem entre 210 mil e 280 mil anos, teria emergido acima do nível do mar há cerca de 100 mil anos. De acordo com a revista Galileu, essa é ainda a primeira pesquisa a sugerir que vulcões havaianos nasceram a partir de câmaras de magma, que são piscinas de rocha líquida.

Analisando amostras

Segundo a fonte, os especialistas responsáveis pelo estudo utilizaram um novo método para analisar amostras dos produtos vulcânicos do Kilauea.

Exploramos a formação dessas amostras por meio de trabalho experimental, que envolveu a fusão de rochas sintéticas em altas temperaturas (acima 1100 ˚C) e pressões (acima 3 GPa)”, disse professora da Universidade Monash, Laura Miller, por meio de comunicado.

Além disso, o estudo apontou que a cristalização dos derretimentos vulcânicos havaianos indica que houve o desenvolvimento de uma câmara de magma profunda. Antes dessa pesquisa, acreditava-se que o processo teria se dado de maneira superficial.

vulcão origem estudo magma Kilauea ativo

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha