Imagem ilustrativa de máscaras - Divulgação/nastya_gepp/Pixabay
Pandemia

OMS reitera recomendação do uso de máscara para todos

A organização se pronunciou após Bolsonaro declarar que visa o fim da obrigatoriedade da peça, para quem já foi infectado ou vacinado

Redação Publicado em 12/06/2021, às 10h54

De acordo com informações publicadas na última sexta-feira, 11, pelo portal Rolling Stone, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se pronunciou sobre uma fala polêmica do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sobre o uso de máscara em meio à pandemia de Covid.

Na última quinta-feira, 10, o político afirmou que pediu um ‘parecer’ para o Ministério da Saúde, visando o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras para pessoas que já foram infectadas pela Covid-19 e para os imunizados. A fala do presidente vai na contramão do que é pedido pelos profissionais da saúde, em meio ao aumento de casos e mortes causadas pelo vírus no Brasil.

Durante coletiva de imprensa realizada ontem, 11, Margaret Harris, médica e porta-voz da OMS, reiterou que apesar de a agência não poder interferir na determinação do uso da peça, a recomendação continua a mesma.

A instituição reitera que a máscara deve ser usada por todos sem distinção, ou seja, imunizados, pessoas já infectadas, infectados, pessoas sem o vírus e etc.

“O que queremos é reduzir a transmissão da doença e não sabemos se as vacinas podem evitar transmissão. Usar a máscara, portanto, é para prevenir a transmissão”, reforçou Harris.


Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, o Brasil registra 17,3 milhões de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 484 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.  

Brasil notícias pandemia máscaras OMS máscara coronavírus covid-19

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola