Canteiro de obras da Linha-6 Laranja do metrô de São Paulo - Reprodução/TV Globo
Brasil

Obra de metrô com possíveis vestígios de quilombo será vistoriada pelo MPF

Ministério Público Federal agora vai vistoriar canteiro de obras com vestígios de antigo quilombo

Éric Moreira, sob supervisão de Giovanna Gomes Publicado em 16/05/2023, às 09h14

Após polêmicas envolvendo um canteiro de obras de metrô em São Paulo, o Sítio Arqueológico Saracura, onde foram identificados vestígios de um antigo quilombo, agora passará a ser vistoriado pelo Ministério Público Federal (MPF), ao passo que possíveis novos vestígios podem ser encontrados.

A visita de uma agente do órgão foi informada ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pelo procurador Gustavo Torres Soares, e deve apontar possíveis irregularidades no que se refere a preservação do antigo quilombo Saracura, no atual bairro do Bixiga.

De acordo com o UOL, na última semana o Iphan emitiu um parecer que recomendava escavações arqueológicas na área, de forma que as obras ficariam temporariamente paralisadas. No local, foram encontrados antigos artefatos utilizados em cerimônias e atividades relacionadas a religiões de matriz africana.

Sítio arqueológico

O Sítio Arqueológico Saracura foi descoberto e identificado em abril de 2022, depois de as obras para a nova estação de metrô, chamada 14 Bis, já haviam sido iniciadas. 

Desde então, diversos debates vêm acontecendo a fim de viabiizar uma averiguação da materialidade e do contexto histórico e cultural local, para preservar elementos da cultura de um dos grupos mais importantes na História brasileira e na formação cultural nacional. 

Vale pontuar ainda que a construção da nova estação de metrô, no bairro do Bixiga e sobre o antigo Quilombo Saracura, acabou desaloando a famosa Escola de Samba Vai-Vai, fundada justamente por descendentes de quilombolas.

Brasil São Paulo notícias obras metrô Quilombo Saracura

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola