Ossada encontrada na Espanha - Divulgação/ ÑFotógrafos Photography Study
Civilizações

O crânio do 3º milênio a.C. que revelou a mais antiga cirurgia de ouvido

Paciente foi uma mulher que tinha entre 35 e 50 anos quando morreu, em algum momento entre 3.800 e 3.000 anos a.C

Fabio Previdelli Publicado em 19/03/2022, às 13h41

Durante escavações no sítio arqueológico de El Perdón, no norte da Espanha, pesquisadores da Universidade de Valladolid encontraram algumas ossadas enterradas em um dólmen — um tipo de monumento megalítico que era usado para enterros coletivos. Estruturas muito comum construídas por humanos entre os milênios 5 a.C. e 3 a.C., no que hoje é a Europa. 

O que mais chamou a atenção no achado, entretanto, foi um esqueleto de uma mulher que tinha entre 35 e 50 anos quando morreu, em algum momento entre 3.800 e 3.000 anos a.C., segundo a datação do dólmen. 

Afinal, em seu crânio, foi identificado duas perfurações bilaterais nos ossos mastoides, aqueles que ficam atrás da orelha. Isso evidencia, segundo os pesquisadores, a mais antiga cirurgia de ouvido bem sucedida.

Buracos feitos no crânio/ Crédito: Divulgação

 

Acredita-se que a mulher estava com uma infecção, que pode ter sido causada por uma bactéria ou algum outro tipo de patógeno. Desta maneira, ela foi submetida a um procedimento para aliviar sua dor. Estima-se que ela tenha sobrevivido alguns meses após a intervenção, o que aponta que a operação foi realizada com sucesso, conforme detalha artigo publicado na revista Scientific Reports.

Os cientistas da Universidade de Valladolid ainda apontam que a região afetada estava infeccionada e inchada, o que teria ajudado o cirurgião da época a realizar a intervenção com uma maior facilidade. 

Não se sabe mais detalhes sobre como foi o procedimento, mas é bem provável que a paciente tenha sido segurada por ajudantes do ‘cirurgião’ ou até mesmo ter recebido doses de substâncias psicotrópicas para aliviar a dor. O corte em sua cabeça, segundo os pesquisadores, parece ter sido feito com um instrumento bem afiado, manuseado em movimentos circulares.

Civilizações notícias Espanha Crânio cirurgia Ossada dor de ouvido

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola