Imagem ilustrativa - Imagem de Jim Cramer por Pixabay
Hollywood

O ator famoso de Hollywood que tem o passado ligado aos horrores da escravidão

Ator de Hollywood descende dos antigos donos de uma plantação de açúcar que, no início de 1800, contava com quase 300 escravizados

Giovanna Gomes Publicado em 22/09/2024, às 13h00

Benedict Cumberbatch, conhecido mundialmente por seu trabalho em filmes e séries de como “Sherlock” e “12 Anos de Escravidão”, enfrenta uma controvérsia ligada ao passado de sua família.

Como destaca o Los Angeles Times, os antepassados do ator possuíam uma plantação de açúcar na ilha caribenha de Barbados, onde a escravidão era praticada, durante os séculos 18 e 19.

Esse vínculo histórico ressurgiu em dezembro de 2022, quando o jornal britânico Telegraph revelou que a família Cumberbatch poderia ser alvo de pedidos de reparação por nações da Comunidade do Caribe devido ao seu envolvimento com a escravidão.

Na época, o artigo gerou debates acalorados sobre a responsabilidade das pessoas de hoje em dia pelos atos de seus antecessores. No entanto, no início de janeiro de 2023, David Comissiong, membro da Comissão de Reparações da Comunidade do Caribe, esclareceu que não havia nenhuma reivindicação formal contra Cumberbatch ou sua família.

Em um artigo no Barbados Today, Comissiong afirmou que a comissão não está buscando reparações de indivíduos, mas sim de entidades legais como governos e empresas. 

O ator durante as filmagens de 'Doutor Estranho' / Crédito: Getty Images

 

Apesar disso, a ideia de exigir compensação de um famoso ator de Hollywood chamou a atenção do público. Muitos, inclusive, acharam a situação irônica, especialmente considerando que Cumberbatch interpretou um proprietário de escravos no filme “12 Anos de Escravidão” (2013).

Antes mesmo, em 2006, atuou em "Jornada Pela Liberdade" ("Amazing Grace") interpretando o ex-primeiro-ministro britânico William Pitt, que simpatizava com a abolição.

A família Cumberbatch

No ano de 1700, o sétimo bisavô de Benedict Cumberbatch, Abraham Cumberbatch, comprou duas propriedades em Barbados, que se tornaram a Cleland Plantation, lucrando com a produção de açúcar. No início de 1800, a família possuía quase 300 escravizados.

Após a abolição da escravidão em 1833, o governo britânico compensou os ex-donos de escravos, e o tataravô de Cumberbatch, Abraham Parry Cumberbatch, recebeu 5.388 libras esterlinas, o equivalente a mais de £ 700.000 hoje (ou mais de 5 milhões de reais).

Cumberbatch em 2011 / Crédito: Wikimedia Commons/Sam Hughes

Ator abordou questão

Benedict abordou a questão em uma entrevista de 2007, na qual revelou ter conhecimento das ações de seus antepassados e que sua mãe chegou a pedir-lhe que não usasse profissionalmente o sobrenome Cumberbatch, temendo a associação com o passado de sua família.

Em relação ao seu trabalho em filmes sobre escravidão, Cumberbatch comentou que estava tentando "corrigir um erro" e que, embora sua família não fosse mais dona da propriedade em questão, ele reconhecia a necessidade de discutir e enfrentar o passado, destacou o Los Angeles Times.

Adoção do sobrenome

Em 2014, a discussão sobre seus laços familiares com o comércio de escravos voltou à tona quando Stacey Cumberbatch, comissária da cidade de Nova York e descendente de imigrantes caribenhos, revelou que sua família também havia sido escravizada na mesma plantação de Barbados. Stacey Cumberbatch afirmou que seus ancestrais adotaram o sobrenome dos Cumberbatch, após serem libertos.

Reparações

O debate sobre reparações é um tema recorrente, especialmente nas nações caribenhas que lutam para superar os legados da escravidão e do colonialismo. Barbados, por exemplo, tornou-se uma república em 2021, rompendo com seu passado colonial britânico de 400 anos.

A Comissão de Reparações da CARICOM (CRC) foi formada em 2013 para buscar compensações dos governos europeus que se beneficiaram da escravidão e do apartheid no Caribe. Entre suas demandas estão desculpas formais, devolução de terras, programas de saúde e educação para populações afetadas, e o cancelamento da dívida pública.

escravidão Hollywood ator Antepassados Doutor Estranho Benedict Cumberbacht Sherlock

Leia também

Irmãos Menendez: Advogado revela o que poderia tirar Lyle e Erik da cadeia


Ator de "Irmãos Menendez" visita presídio onde Lyle e Erik estão presos


Irmãos Menendez: Erik detona série da Netflix sobre o crime


Irmãos Menendez: Série revolta internautas ao sugerir incesto


Arqueólogos identificam corpo encontrado em caixão de chumbo em Notre Dame


Baixo orçamento: O Senhor dos Anéis já teve uma versão soviética