Imagem ilustrativa de asteroide vindo na direção da Terra - Divulgação/Pixabay
Mundo

NASA e Agência Espacial Europeia se unem para defender a Terra de asteroides

Missão de contrato milionário tem previsão para começar em 2024

Ingredi Brunato Publicado em 17/09/2020, às 14h26

Duas das maiores agências de exploração espacial do mundo acabam de se juntar em um contrato de 129,4 milhões: trata-se da Agência Espacial Europeia (ESA) e a NASA, que é norte-americana, que decidiram colaborar na realização da missão Hera, que terá início em 2024, cujo objetivo é investigar maneiras de desviar asteroides perigosos da rota do nosso planeta. 

Esse projeto de proteção da Terra terá apoio de um total de oito países diferentes, sete deles europeus, e por fim o Estados Unidos. A mente por trás da ideia da missão Hera é um astrônomo e um dos maiores especialistas em asteroides já existentes, Andrea Milani, que infelizmente morreu em 2018.

"Isso é extremamente significativo porque é a coroação da ideia de Andrea Milani, proposta há muitos anos", comentou Franco Ongaro, que é o diretor da ESA, em entrevista à agência de notícias ANSA. “É uma missão fundamental porque estamos aumentando a capacidade de descobrir novos asteroides, e é a primeira vez, na realidade, que se tentará desviar a trajetória de um asteroide.” 

Para realizar o feito, os cientistas envolvidos na missão Hera irão primeiro obter todas as medidas de um asteroide específico, que tem o tamanho de uma montanha, e a partir daí, após terem reunido dados suficientes, desviá-lo de sua órbita. Não se trata de um corpo celeste que esteja ameaçando a Terra no momento, mas é uma simulação para quando essa situação chegar.

Nasa notícias Asteroides Agência Espacial Europeia Andrea Milani Missão Hera

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha