Bolos feitos por Anastasia Chernysheva - Reprodução / Redes Sociais
Rússia

Na Rússia, jovem é multada por fazer bolos com mensagens antiguerra

A jovem posta fotos de seu trabalho nas redes sociais desde a primavera do ano passado

Redação Publicado em 28/04/2023, às 17h02

Nesta sexta-feira, 28, um tribunal moscovita condenou uma jovem profissional que trabalhava em uma doceria hostil para o Kremlin por fazer bolos com decorações que contém mensagens antiguerra sobre a Ucrânia. As informações são de uma porta-voz do tribunal Izmailovski de Moscou.

Anastasia Chernysheva foi considerada culpada de ter "desacreditado" as forças armadas e foi condenada a pagar uma quantia de 35.000 rublos (R$ 2.196,10). A jovem havia sido detida brevemente um dia antes em sua casa pela polícia, e foi levada para a delegacia para estabelecer um processo verbal.

De acordo com o SOTA-Vision, o meio de comunicação da oposição, presente na audiência de sexta, Anastasia foi denunciada às autoridades depois de uma publicação feita em janeiro, de um artigo crítico que falava desses bolos. A publicação foi feita pelo meio pró-Kremlim Tsargrad.

Bolos políticos

Contabilizando mais de 23.000 seguidores no Instagram, Chernysheva tem publicado, desde a primavera de 2022, diversas fotos de seus bolos que incluíam mensagens políticas. Em março, ela publicou a foto de um bolo branco com letras coloridas que diziam "Não à guerra".

Já no último ano, segundo a AFP, via Uol, a jovem compartilhou a foto de um bolo com forma fálica decorado com um famoso lema antiguerra que inclui uma palavra russa vulgar para designar o sexo masculino. Em outras ocasiões, fez bolos com as cores da bandeira da Ucrânia.

Rússia Ucrânia multa mensagens Bolos antiguerra

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha