Casa em que os trabalhadores viviam - Divulgação / PRF
Bahia

Na Bahia, trabalhadores fogem de situação análoga à escravidão e denunciam fazendeiro

A denúncia foi feita na última terça-feira, 2, em Simões Filho, na Bahia

Redação Publicado em 03/08/2022, às 15h09

Na zona rural de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, um homem e uma mulher fugiram de uma fazenda e denunciaram que estavam em situação de trabalho análoga à escravidão. A denúncia ocorreu na última terça-feira, 2.

As vítimas teriam sido atraídas por um anúncio na internet, e, segundo a PRF, os trabalhadores dormiam em um ambiente insalubre e precário, sem direito a cama ou colchões. No local havia a presença de baratas e ratos. A única alimentação que recebiam era feita com produtos já vencidos, os mesmos que eram dados aos animais da fazenda.

As jornadas de trabalho eram exaustivas, sem horário definido para o início e o término das atividades. A cada duas semanas eles podiam ter folga, mas durante os dias comuns eles eram humilhados e recebiam ameaças verbais, segundo o G1.

Banheiro do local em que os trabalhadores eram mantidos - Foto: Divulgação / PRF

 

Ação oficial

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) afirmou que auditores do trabalho foram até o local do imóvel rural e prenderam o proprietário. Ele foi levado para a sede da Polícia Federal, em Salvador, mas os oficiais não detalharam se ele realmente ficou preso ou se foi liberado depois de prestar esclarecimentos.

Área de trabalho do local em que os trabalhadores viviam, suja e bagunçada - Foto: Divulgação / PRF

 

Além da PRF, o flagrante foi conduzido por uma ação do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).  Em julho, uma outra operação resgatou 337 trabalhadores em condições de trabalho análogo à escravidão em 22 estados, além do Distrito Federal, sendo que desse total, ao menos 20 foram resgatados da Bahia.


O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Bahia denúncia Polícia trabalhadores Trabalho Escravo PRF

Leia também

Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha