Museu Horminam - Foto: Divulgação/ Andrew Lee
museu de Londres

Museu de Londres devolverá à Nigéria 72 objetos saqueados

Depois de 125 anos, presidente do museu de Londres, informa devolver objetos saqueados da Nigéria

Redação Publicado em 08/08/2022, às 15h17 - Atualizado às 15h22

O presidente do Museu Horminam, localizado em Londres, anunciou que devolverá à Nigéria 72 objetos saqueados de Benin City no século 19.

Todos os objetos foram retirados do Reino de Benin, no que hoje é a capital do estado de Edo, no sul da Nigéria, durante uma operação militar britânica em fevereiro de 1897, segundo o museu. Os itens incluem: 12 placas de bronze, conhecidas como Bronzes do Benin, um galo de bronze e uma chave do palácio do rei.

A decisão ocorreu após um pedido da Comissão Nacional de Museus e Monumentos da Nigéria (NCMM), feito em janeiro. O museu, no sudeste de Londres, disse que consultou membros da comunidade, visitantes, crianças em idade escolar, acadêmicos, profissionais da área de patrimônio e artistas baseados na Nigéria e no Reino Unido.

"Todas as suas visões sobre o futuro dos objetos do Benin foram consideradas, juntamente com a proveniência dos objetos", explicou o museu.

A presidente do museu, Eve Salomon, complementou informando que era "moral e apropriado" devolvê-los:

É muito claro que esses objetos foram adquiridos à força, e a consulta externa reforçou nossa opinião de que é moral e apropriado devolver sua propriedade à Nigéria", disse a presidente do museu.

Nos últimos anos, aumentou a pressão política sobre governos e museus europeus para devolverem os artefatos saqueados. A decisão vem como uma vitória para a Nigéria e outros países africanos que lutam para recuperar artefatos culturais apreendidos durante a ocupação militar e mantidos em museus, principalmente na Europa, mas também nos Estados Unidos e na Austrália.

A placa do Benin do chefe Uwangue e comerciantes portugueses é um dos objetos que estão sendo devolvidos à Nigéria. Foto: Museu Horniman/Divulgação via BBC

Outros países que devolveram itens

Os itens da coleção do Horniman são apenas alguns dos artefatos devolvidos à Nigéria nos últimos meses de museus em países ocidentais. No mês passado, o 'Jesus College' em Cambrigde, Inglaterra, e a 'Universidade de Aberdeen', na Escócia, devolveram uma escultura de galo e outra da cabeça de um obá (rei).

As autoridades alemãs também devolveram mais de 1.100 artefatos ao país da África Ocidental.

O NCMM diz que algumas das esculturas de valor inestimável serão armazenadas no Museu Nacional do Benin assim que for ampliado e outras serão armazenadas no Museu de Lagos.


+O site Aventuras na História está no Helo! Não fique de fora e siga agora mesmo para acessar os principais assuntos do momento e reportagens especiais. Clique aqui para seguir.

Londres objetos Nigéria museu saqueados

Leia também

Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais


Composição desconhecida de Mozart é descoberta em biblioteca na Alemanha


Suécia: Para evitar brincadeiras, crianças entrarão um ano mais cedo na escola